Atalhos da Web

Krishna Tateneni

Yves Arrouye

Tradução: José Pires
revisão Plataformas 5.29 (2016-11-10)

Atalhos da Web

Introdução

O Konqueror oferece algumas potencialidades para melhorar a sua experiência de navegação. Uma dessas funcionalidades são os Atalhos Web.

Você poderá já ter reparado que o KDE é muito amigável em relação à Internet. Por exemplo, pode seleccionar o item do menu Executar ou executar a sequência de teclas atribuída a esse comando (Alt+F2 ou Alt+Espaço, a menos que o utilizador a tenha alterado) e introduzir um URI. [1]

Os atalhos da Web, por outro lado, fornecem-lhe novos esquemas de URL's ou atalhos que, basicamente, permitem parametrizar URI's conhecidos. Por exemplo, se gostar do motor de busca Google, poderá configurar o KDE, de modo a que um esquema de pseudo-URL's como o gg irá desencadear uma pesquisa no Google. Deste modo, se escrever gg:a minha pesquisa irá procurar por a minha pesquisa no Google.

Nota

Pode-se ver porque é que se chama a isto de esquemas de pseudo-URL's. São usado como um esquema de URL's, mas o que é introduzido não está codificado convenientemente como um URL, por isso uma pessoa irá escrever google:aplicações do kde e não google:aplicações+do+kde.

Pode usar os atalhos Web em todo o lado onde normalmente usa os URI's. Já devem estar configurados no seu sistema atalhos para vários motores de busca, mas o utilizador poderá adicionar novas palavras-chave, bem como alterar ou remover os existentes no módulo de navegação melhorada.

Atalhos da Web

Os nomes descritivos dos atalhos da Web definidos são mostrados numa lista. Tal como nas outras listas no KDE, o utilizador poderá carregar no topo de uma coluna para alternar a ordenação entre ascendente e descendente, bem como redimensionar as colunas.

No fundo da lista, terá de assinalar a opção Activar os atalhos Web para activar esta funcionalidade. Use os botões à direita para criar, modificar ou apagar os atalhos.

Se a opção Usar apenas os atalhos preferidos estiver assinalada, só serão usados os atalhos da Web marcados como preferidos na terceira coluna na lista nos locais onde possam ser mostrados apenas alguns atalhos seleccionados de cada vez.

Por baixo da lista, irá encontrar duas opções adicionais:

Atalhos predefinidos da Web

Seleccione o motor de busca a usar nos campos de texto que fornecem serviços de pesquisa, quando você introduz palavras e frases normais em vez de um URL. Para desactivar esta funcionalidade, seleccione Nenhum na lista.

Separador de palavras-chave

Escolha o separador que divide a palavra-chave e a frase ou palavra a procurar.

Se você fizer duplo-click num elemento da lista de motores de busca ou carregar no botão Modificar, os detalhes deste são mostrados em áreas de texto localizadas logo à direita da lista. Para além do nome descritivo do item, poderá também ver o URI que é usado, assim como os atalhos associados, os quais poderá usar em todo o lado no KDE onde são esperados URI's. Um motor de busca pode ter vários atalhos, separados por vírgulas.

Os campos de texto não são apenas para mostrar a informação sobre um item na lista de atalhos Web, mas também para modificar ou adicionar novos itens.

Você poderá alterar o conteúdo quer do campo URL de Atalho quer do campo de Atalhos. Carregue em OK para gravar as suas modificações ou em Cancelar para sair da janela sem alterar nada.

Se examinar o conteúdo do campo URL de Atalho, irá reparar que a maioria, se não a totalidade, dos elementos da lista têm um \{@} neles. Esta sequência de dois caracteres actua como um parâmetro que indica onde deve ser feita a substituição pelo texto que escrever depois dos dois pontos que estão entre o atalho e o seu parâmetro. Serão dados alguns exemplos para clarificar esta ideia.

Suponha que o URI é http://www.google.com/search?q=\{@} e o gg é um atalho para este URI. Então, se escrever gg:alfa é equivalente a http://www.google.com/search?q=alfa. Poderá escrever qualquer coisa após o carácter :; tudo o que escrever simplesmente substitui os caracteres \{@}, depois de convertido para o mapa de caracteres apropriado para o motor de busca e de codificado como um URL. Só a parte \{@} do URI de busca é alterada, o resto deste é suposto já estar codificado como URL e é deixado como está.

Pode também ter atalhos sem parâmetros. Suponha que o URI era file:/home/eu/documentos/calligra/kword e o atalho era meuatalho. Então, se escrever atalho: é o mesmo que escrever o URI completo. Repare que não há nada a seguir aos dois pontos no atalho, mas estes são à mesma necessários de modo a que o atalho seja reconhecido como tal.

Por agora, terá percebido que mesmo que estes atalhos sejam chamados de atalhos da Web, na realidade são atalhos para URI's parametrizados, que podem apontar não só para 'sites' Web como os motores de busca, mas para tudo o que possa ser referenciado com um URI. Os atalhos da Web são uma funcionalidade de navegação no KDE muito poderosa.



[1] 'Uniform Resource Identifier'. Uma maneira normalizada de referir um recurso, como um ficheiro no seu computador, um endereço da World Wide Web, um endereço de e-mail, etc....