Partilhas do Windows

Mike McBride

Jost Schenck

Tradução: José Pires
revisão Plataformas 5.29 (2016-11-10)

Partilhas do Windows

Introdução

Em muitas redes locais pequenas, o protocolo SMB é utilizado para oferecer serviços de rede. Nomes como Windows® Network ou Windows for Workgroups Network ou LanManager também são frequentemente usados. Ao utilizar o SMB, você pode aceder a partilhas (isto é pastas tornadas disponíveis pelo servidor), assim como a impressoras.

O KDE vem com um suporte integrado para o protocolo SMB. Dado que o KDE é transparente a nível de rede, isto significa que você pode aceder a partilhas de SMB em qualquer lado assim como acede aos seus ficheiros locais, por exemplo no gestor de ficheiros Konqueror ou na janela de ficheiros. Para o utilizador tirar partido disto, deverá indicar ao KDE alguma informação sobre a sua rede SMB. Mas não se preocupe, isto é normalmente muito simples, dado que, por exemplo, todos os clientes de Windows na sua rede precisam e têm essa informação.

Nota

Para o protocolo SMB funcionar, é necessário ter o Samba devidamente instalado.

Utilização

Ainda que exista um conjunto de redes SMB inseguras que permitem o acesso a toda a gente, em princípio você terá de se autenticar para aceder aos serviços de um servidor de SMB. Por omissão, o KDE irá usar os dados introduzidos no Utilizador por omissão e Senha por omissão para se autenticar nas máquinas de SMB. Se você deixar o campo Utilizador por omissão em branco, o KDE tentará aceder às máquinas de SMB sem um utilizador. Se você deixar a senha em branco, tentará sem enviar uma senha. Se o KDE não conseguir aceder à máquina com essas configurações, ser-lhe-á pedido um utilizador e uma senha.

Importante

Embora torne as coisas mais fáceis, se o KDE guardar a sua senha de SMB, isto pode ser um problema de segurança. Se estiver a usar o SMB num ambiente consciente da segurança, não deverá guardar a senha e deverá indicá-la sempre que quiser aceder a uma máquina de SMB.