Abrir um ficheiro de base de dados existente do Kexi

Existem duas formas de abrir um ficheiro de base de dados existente do Kexi:

Abrir um ficheiro de base de dados na janela para 'Abrir um Ficheiro Existente'

  • Execute o Kexi. Deverá ver a janela inicial Bem-vindo ao Kexi, que lhe permite seleccionar um dos projectos usados recentemente para o abrir.

  • Se o projecto não estiver página de projectos recentes, escolha a opção Abrir... (Ctrl+O). Irá ver a seguinte janela:

  • Na barra de localização actual, escolha uma pasta que contenha um ficheiro que você procure.

  • Poderá tanto escolher um ficheiro a abrir imediatamente, como indicar o seu nome no campo Nome: e carregar em Seguinte.

Notas

  • Por omissão, a lista Filtro: contém a opção Todos os Ficheiros Suportados (*.kexi, *.kexic, *.kexis, *.mdb) seleccionada. No caso de o ficheiro que anda à procura tiver outra extensão, pode mudar a selecção do Filtro: para Todos os Ficheiros para mostrar todos os ficheiros disponíveis (independentemente da extensão).

  • Se tiver seleccionado um ficheiro de um tipo externo, como o .mdb do MS Access, o Kexi oferecer-lhe-á a opção para importar o ficheiro.

  • Se tiver seleccionado um ficheiro de dados da ligação (com a extensão .kexic) ou um atalho para um ficheiro de projecto num servidor de base de dados (com a extensão .kexis), o Kexi irá mostrar as janelas apropriadas.

Abrir um ficheiro de base de dados existente do Kexi ao carregar no ícone do ficheiro '.kexi'

  • Carregue no ícone do ficheiro com o seu gestor de ficheiros ou no ecrã. O Kexi irá abrir este projecto de base de dados automaticamente.

Notas

Uma nota sobre os ficheiros de bases de dados acedidos de forma remota. Poderá querer abrir um ficheiro de base de dados que esteja localizado numa fonte remota (isto é um servidor Web ou de FTP ou ainda numa partilha de rede do MS Windows). O Ambiente de Trabalho K permite-lhe abrir ficheiros em fontes remotas directamente nas aplicações e gravar as alterações de novo na origem, mas isto não é o caso com os ficheiros das bases de dados. Ao carregar num ficheiro de base de dados localizado numa fonte remota, será transferida uma cópia do ficheiro para uma pasta temporária no seu computador, sendo todas as alterações feitas nesse ficheiro local. O original remoto do ficheiro será mantido inalterado, pelo que se recomenda que transfira o ficheiro primeiro para o seu computador, depois abra o ficheiro e copie-o de novo para a fonte remota, caso o queira manter actualizado.