Capítulo 1. Introdução

O Kexi é uma aplicação de gestão de dados integrada. Poderá ser usada para criar esquemas de bases de dados, inserir dados, efectuar pesquisas e processar dados. Os formulários poderão ser criados para oferece uma interface comum aos seus dados. Todos os objectos da base de dados - tabelas, pesquisas e formulários - são gravados na base de dados, tornando simples a partilha dos dados e do desenho.

O Kexi faz parte do pacote de produtividade do KDE Calligra.

Para além de guardar as suas bases de dados do Kexi em ficheiros, o Kexi pode também guardar os seus dados num servidor de base de dados. Se usar um sevidor poderá partilhar a sua base de dados com outros utilizadores, permitindo também ter mais que uma pessoa a usar a base de dados em cada altura. São suportados os seguintes servidores de bases de dados pelo Kexi:

Poderá encontrar mais informações acerca do Kexi na página Web do Kexi no Calligra e na página Web do próprio Kexi.

Se tiver algumas questões acerca do Kexi, existem duas listas de correio que poderá usar. A lista de correio dos utilizadores do Kexi pode ser usada para fazer perguntas sobre a utilização do Kexi ou sobre o projecto Kexi. A lista de correio de desenvolvimento do Kexi pode ser usado para fazer perguntas acerca do desenvolvimento do Kexi. Poderá encontrar mais informações sobre como se inscrever nestas listas, em conjunto com mais algumas formas de estabelecer contacto com os programadores do Kexi, no endereço descrito aqui.

Nota

Este manual para o Kexi 2.5 pretende-se basear no Manual do Kexi 1.1. É favor coordenar todos os esforços com o Jarosław Staniek, e-mail: kexi at kde.org