O Espaço de Trabalho do Cantor

Imagem do Espaço de Trabalho do Cantor

A interface da folha de cálculo do Cantor consiste em três partes:

  1. A barra de páginas, onde poderá circular entre as folhas de cálculo abertas.

  2. Um painel de ajuda, onde poderá obter ajuda sobre um determinado comando com a sintaxe "? comando".

  3. Um painel de Gestão de Variáveis, onde poderá ver uma lista com todas as variáveis disponíveis na folha de trabalho actual. O painel de Ajuda e de Gestão de Variáveis serão apresentados como páginas na barra lateral de uma janela do Cantor. O gestor de variáveis poderá ser usado apenas para as infra-estruturas do Maxima (se estiver activo na página ConfiguraçãoConfigurar o Cantor... Maxima), o KAlgebra, o Octave, o Python2, o Python3, o Qalculate e o Scilab.

  4. A folha de cálculo em si.

A Folha de Cálculo

A folha de cálculo é a área básica para trabalhar com o Cantor. Nela, poderá introduzir as expressões, deixar que a infra-estrutura faça os seus cálculos e olhar para os resultados. Os comandos que as folhas de cálculo aceitam dependem da infra-estrutura escolhida, pelo que deverá aprender a Documentação apropriada (o botão Mostrar a Ajuda leva-o lá directamente). Se souber o comando, mas se necessitar de informações adicionais, poderá escrever "? comando", para que apareça uma ajuda de contexto à direita da área de trabalho. Se quiser ver folhas de exemplo, poderá ir à opção Obter Folhas de Exemplo no menu Ficheiro e obter as folhas que outros utilizadores tiverem publicado.

Para controlar cada elemento de comando na folha de trabalho, poderá usar os botões de controlo que aparecem à direita da folha de trabalho, ao passar o cursor do rato sobre o campo de um elemento. Existem três acções básicas para cada elemento: Avaliar o Elemento, para actualizar o resultado do cálculo do elemento, Arrastar o Elemento para passar o elemento para outro local da folha de trabalho actual e Remover o Elemento para retirar o elemento da folha de trabalho actual.

As definições do tipo de letra e alinhamento das folhas de trabalho poderão ser alterados com a barra de ferramentas por cima da folha de trabalho.

Configuração

O menu de Configuração permite-lhe alterar algumas opções da aparência da sua folha de cálculo actual.

Formatação com o LATEX

Esta opção muda a forma como os resultados são apresentados a si. Se estiver activada, irá passar o resultado pelo sistema LATEX, de modo a produzir fórmulas apelativas visualmente. Por exemplo, o 3*x^2*sqrt(2)*x+2/3 transforma-se em 3*x^2*sqrt(2)*x+2/3

Realce de Sintaxe

O Realce de Sintaxe aumenta a legibilidade do código, realçando as palavras-chave ou os parêntesis correspondentes com cores diferentes.

Completação

Quando esta opção estiver activa, o Cantor mostrar-lhe-á completações possíveis para o comando que estiver a escrever de momento, ao usar a tecla Tab. Se só existir uma escolha possível, irá inserir o resto do comando para si.

Números de Linha

Esta opção controla se as diferentes expressões deverão ter um número à frente, de modo que, se possível, possa por exemplo no Maxima voltar a invocar os resultados mais antigos com o comando %O1.

Avaliar a Folha de Cálculo

Esta definição controla se as diferentes animações serão usadas para realçar as alterações de uma folha de cálculo.