As infra-estruturas do Cantor

O Cantor oferece-lhe diversas opções para a infra-estrutura que poderá usar à vontade. A sua escolha deverá depender da tarefa que pretende efectuar.

De momento, estão disponíveis as seguintes infra-estruturas:

Sage:

O Sage é um sistema de 'software' matemático livre e 'open-source', licenciado segundo a GPL. Combina o poder de muitos pacotes 'open-source' existentes com uma interface comum e baseada em Python. Veja mais informações em http://sagemath.org.

Maxima:

O Maxima é um sistema para a manipulação de expressões simbólicas e numéricas, incluindo a derivação, a integração, as séries de Taylor, as transformadas de Laplace, as equações diferenciais ordinárias, os sistemas de equações lineares, os polinómios e os conjuntos, listas, vectores, matrizes e tensores. O Maxima oferece resultados numéricos de alta precisão, usando fracções exactas, inteiros de precisão arbitrária e números de vírgula flutuante de precisão variável. O Maxima pode desenhar gráficos das funções e de dados em duas e três dimensões. Veja o http://maxima.sourceforge.net para obter mais informações.

R:

O R é uma linguagem e um ambiente para a computação e gráficos estatísticos, de forma semelhante à da linguagem e ambiente S. Oferece uma grande variedade de técnicas gráficas e estatísticas (modelação linear e não-linear, testes estatísticos clássicos, análises de séries temporais, classificação, agrupamentos, ...), sendo também altamente extensível. A linguagem S é normalmente o veículo de escolha para a investigação de metodologias estatísticas, sendo que o R oferece uma rota 'open-source' para participar nessa actividade. Veja mais informações em http://www.r-project.org.

Julia:

O Julia é uma linguagem de programação dinâmica de alto nível e alta performance para a computação técnica, com uma sintaxe que é familiar para os utilizadores de outros ambientes de computação técnica. Oferece um compilador sofisticado, a execução paralela distribuída, precisão numérica e uma biblioteca abrangente de funções matemáticas. Veja a documentação do Julia para saber mais informações.

KAlgebra:

O KAlgebra é uma calculadora gráfica, baseada em MathML, que vem com o projecto de educação do KDE. Veja mais informações em http://edu.kde.org/kalgebra/.

Qalculate!:

O Qalculate! não é uma réplica em 'software' da sua calculadora barata normal. O Qalculate! tenta tirar partido completo da interface superior, das potencialidades e da flexibilidade dos computadores modernos. O foco de atenção no Qalculate! é a introdução da expressão. Em vez de introduzir cada número numa expressão matemática separada, poderá introduzir directamente a expressão inteira e depois modificá-la. A interpretação das expressões é flexível e tolerante a erros e, caso faça algo de errado à mesma, o Qalculate! dizer-lhe-á qualquer coisa. Nem todas as expressões solúveis são de facto erros. O Qalculate! irá simplificar ao máximo e responder com uma expressão. Para além dos números e operações aritméticas, uma expressão poderá conter uma combinação arbitrária de variáveis, unidades e funções. Veja mais informações em http://qalculate.sourceforge.net/.

Python2 e Python3:

O Python é uma notável linguagem de programação dinâmica e poderosa que é usada numa grande variedade de domínios aplicacionais. Existem diversos pacotes de Python para a programação cientifica.

O Python está distribuído segundo a licença da Python Software Foundation (compatível com a GPL). Veja mais informações na página oficial.

Nota

Esta infra-estrutura adiciona um item adicional ao menu principal do Cantor, o Pacote. O único item deste menu é o PacoteImportar um Pacote. Este item pode ser usado para importar pacotes de Python para a área de trabalho.

Scilab:

O Scilab é um pacote de computação numérica livre e multi-plataforma, assim como uma linguagem de programação numérica.

O Scilab está distribuído segundo a licença CeCILL (compatível com a GPL). Veja mais informações em http://www.scilab.org/.

Atenção

É necessário ter instalado o Scilab na versão 5.5 ou superior no seu sistema para que esta infra-estrutura possa ser usada.

Octave:

O Octave da GNU é uma linguagem de alto-nível, destinada principalmente para cálculos numéricos. Oferece uma interface conveniente por linha de comandos para resolver problemas lineares e não-lineares de forma numérica e para fazer outras experiências matemáticas, usando uma linguagem que é compatível de um modo geral com o MATLAB. Para mais informações, veja em http://www.gnu.org/software/octave/.

Lua:

O Lua é uma linguagem de programação rápida e eleve, com uma sintaxe procedimental simples. Existem diversas bibliotecas em Lua destinadas à matemática e à ciência.

Veja mais informações em http://www.lua.org/.

Esta infra-estrutura suporta o luajit 2.