GLOSSÁRIO

Área de Navegação

Esta é uma forma de navegar por uma estrutura hierárquica de ficheiros no Amarok perto do topo da área de Fontes Multimédia. Começando ao nível da pasta pessoal, mostra quão profundamente uma pessoa percorreu o sistema de ficheiros. Quando tiver ido para um dado local no sistema de ficheiros, irá ver todas as pastas num nível superior. No Amarok, as ligações > entre níveis das pastas permitem ver que pastas alternativas existem num dado nível. As áreas de navegação são um mecanismo eficiente de navegar por todo o sistema de ficheiros no seu computador.

Colecção

Todos os ficheiros de sons que o Amarok compilou na base de dados. A sua colecção poderá variar no tamanho e na composição das faixas de música, dependendo dos dispositivos externos (como os CD's de áudio ou leitores de música portáteis) que estão ligados e montados no seu computador.

Content Browser

This is the central part of the Media Sources pane that allows you to list the music that you have in your collection. The Content browser allows you to select the sort order of your track lists as well as the detail in which you wish to see your music.

Lista de Reprodução

Uma selecção de faixas da sua colecção e que deseja reproduzir. Alguns leitores de música portáteis têm listas predefinidas que poderão ser diferentes das suas listas de reprodução no Amarok.

Programa

Amarok plugin to extend functionality. Scripts are available from ToolsScript Manager before 2.4.1; from 2.4.1 on: SettingsConfigure AmarokScripts. Add more lyrics sources, more streaming stations, save covers to your album folders, burn CDs from playlists, etc.

Scrobble

Efectuar um 'scrobble' de uma faixa significa que, à medida que a ouve, o título e o artista da mesma são enviados para uma página Web, como o Last.fm, onde a informação é adicionada ao seu perfil.

Transmitir, transmissão

Como nas estações de rádio do século XX, as estações de rádio na Internet enviam transmissões de conteúdos. Poderá encontrar músicas, notícias, comentários e opiniões. Poderá aceder a muitas transmissões através do Amarok, quer através de programas como o Cool Streams, ou adicionados individualmente com o menu (Lista de ReproduçãoAdicionar uma Transmissão).

Marcas

A informação acerca de cada uma das faixas que ouve, isto é o nome do álbum, o título da faixa, o compositor, o artista, o ano, etc.. Existe uma norma chamada ID3 para incluir esta informação nos CD's de áudio. Poderá editar as marcas das faixas individuais dentro do Amarok, caso as permissões dos ficheiros estejam correctas.