Gerador de Listas de Reprodução Automáticas

O Gestor de Listas Automático (APG) gera automaticamente listas com base nas restrições que definir. Estas restrições poderão ser definidas com base nos dados da música (Autor, Artista, Género) ou no tempo de acesso (Última Reprodução). Existem também restrições especiais para determinar como é que o Amarok vai procurar pelas músicas. Irá encontrar o APG na sua área Multimédia, Listas de ReproduçãoGerador de Listas Automático.

Barra de Predefinições do APG

Esta é a barra de Predefinições do APG. Da esquerda para a direita, temos os seguintes botões:

  • Adiciona uma predefinição em branco que poderá ser modificada.

  • Abre a janela do Editor de Predefinições do APG para editar as restrições da predefinição seleccionada de momento.

  • Remove a predefinição seleccionada da lista; não poderá anular esta acção.

  • Importa uma predefinição de um ficheiro '.xml'. Tem o potencial de ser mal formatado, caso seja editado fora do Amarok; use o teste das restrições.

  • Exporta a predefinição seleccionada para um ficheiro '.xml' que possa ser importado depois.

  • Carrega o APG com a predefinição seleccionada e gera automaticamente uma lista de reprodução.

Lidar com as Predefinições

Janela do Editor de Predefinições do APG

Janela do Editor de Predefinições do APG

As predefinições são conjuntos de regras que o APG do Amarok irá usar para gerar as listas de reprodução. Estas regras serão usadas para o que se consideram restrições a partir de agora; cada predefinição é determinada com base nas restrições que a compõem. Os grupos de restrições organizadas de forma hierárquica e lógica são chamados de árvores de restrições.

Restrições

As restrições são os blocos de construção das árvores de restrições. São simples instruções que o APG irá usar para adicionar músicas à lista que está a gerar. Para adicionar uma restrição à árvore de restrições actual, use a opção da barra de Predefinições do APG e carregue na opção Adicionar uma nova na janela do Editor de Predefinições do APG. Lembre-se que isto irá adicionar a restrição sob o item seleccionado (restrição ou grupo de restrições).

Muitos tipos de restrições diferentes poderão ser adicionados; cada uma funciona de forma diferente dentro da árvore.

Tipos de Restrições

O APG do Amarok suporta diversos tipos de restrições:

RestriçãoDescrição

Corresponder às Marcas

As restrições mais importantes, porque podem ser configuradas com base em praticamente qualquer informação sobre o ficheiro, incluindo: o nome do artista, o nome do álbum, o género, o ano, a última vez que foi ouvido, as batidas por minuto, a taxa de amostragem e a pontuação.

Duração da Lista de Reprodução

Define o tempo de execução (no formato HH:MM:SS) que a lista de reprodução deverá ter

Duração da Lista de Reprodução

Define quantas músicas deverão estar na lista de reprodução

Ponto de partida

Diz ao Amarok onde iniciar e terminar a pesquisa das faixas

Evitar os Duplicados

Evita que o Amarok seleccione as mesmas faixas, músicas do mesmo artista ou do mesmo álbum

Lembre-se que poderá alterar a forma como funcionam as restrições de várias formas, como a definição da barra de difuso-exacto, que define a proximidade de cumprimento da restrição.

Outra forma de modificar as restrições que está presente principalmente na opção Corresponder às Marcas com uma marca de texto na linha por baixo da opção Campo. No campo de texto, poderá escrever o texto a pesquisar e no campo de opções poderá escolher contém (que irá considerar todas as músicas que tiverem o texto correspondente na sua marca), corresponde (que irá considerar todas as músicas que corresponderem exactamente o valor no campo de texto), começa por ou termina em.

Da mesma forma, poderá também editar a forma como as restrições baseadas em valores (como a Duração e a Corresponder à Marca) se comportam, alterando a opção ao lado do texto para valores como menor que, igual e maior que.

Outra forma de alterar o comportamento das restrições é assinalar a opção Inverter nelas; isto faz com que estas se comportem da forma inversa, como em Corresponder à Marca: artista contém nome passar a Corresponder à Marca: artista não contém nome.

Grupos de Restrições

Os grupos de restrições poderão ser adicionados com a opção Adicionar um novo da janela do Editor de Predefinições do APG, sendo que as restrições de um dado grupo estejam ligadas de forma lógica, aplicando-se o mesmo aos grupos dentro de grupos.

Existem de momento dois tipos de grupos de restrições: o Corresponder a tudo e o Corresponder a qualquer. Os grupos Corresponder a tudo obrigam a que todas as restrições sejam obedecidas pela música. Os grupos Corresponder a qualquer obrigam a que pelo menos uma das restrições seja cumprida pela música. Para adicionar uma restrição num dado grupo, seleccione-o no editor de predefinições e use a opção Adicionar um novo.

Usar as suas Predefinições

Assim que definir uma predefinição, só terá de a seleccionar no painel de Predefinições do APG e carregar no botão na barra de ferramentas, o Executar o APG com a predefinição seleccionada. Irá ter então uma lista que corresponde aos seus critérios, desta forma:

Lista de reprodução gerada pela árvore de restrições abaixo.

Lista de reprodução gerada pela árvore de restrições abaixo.