Abrindo e salvando arquivos

Abrir arquivos com o Kwave funciona como na maioria das outras aplicações,você pode

  • especificar uma lista de arquivos na linha de comando ao iniciar o Kwave,

  • abrir uma janela do Kwave vazia (por exemplo com ArquivoNovo... (Ctrl+J)) e colocar um arquivo nela arrastando e soltando,ou você pode

  • abrir um arquivo pelo menu com ArquivoAbrir (Ctrl+O)

  • ou sobre um dos últimos arquivos recentemente abertos ArquivoAbrir recente

  • salvar o arquivo atual com ArquivoSalvar (Ctrl+S),

  • salvar com um nome diferente ArquivoSalvarComo... (Shift+Ctrl+S)

  • salvar todas as áreas que estão separadas por marcadores, cada uma como um arquivo diferente, com ArquivoSalvarBlocos...

  • ou apenas a seleção atual com ArquivoSalvarSeleção...

Formatos de arquivo suportados

O Kwave suporta os seguintes formatos:

  • O formato de arquivo favorito do Kwave é (como você pode adivinhar pelo nome) .wav. Este formato é muito comum a outros"sistemas operacionais" e também é comumente usado no ambiente Plasma™.

  • O segundo formato que o Kwave suporta é o "ASCII". Você pode exportar e importar arquivos ASCII. Esteja ciente de que o armazenamento neste formato pode produzir arquivos muito grandes! O formato do arquivo será descrito abaixo.

  • Arquivos .mp3 e .mp2 são importados por meio da biblioteca libmad para a descodificação do MP3 em conjunto com a id3lib para decodificar as etiquetas ID3 e o lame para a codificação.

  • Importe e exporte Ogg/Vorbis (*.ogg). Veja mais detalhes em https://www.xiph.org.

  • Importe e Exporte FLAC (*.flac). Veja mais detalhes emhttps://xiph.org/flac/.

  • Adicionalmente, poderá importar arquivos em formatos como *.8svx (Amiga IFF/8SVX Sound File Format), *.au (NeXT, Sun Audio), *.aiff (Audio Interchange Format), *.avr (Audio Visual Research File Format), *.caf (Core Audio Format), *.nist (NIST SPHERE Audio File Format), *.sf (Berkeley, IRCAM, Carl Sound Format), *.smp (Sample Vision Format), *.snd (NeXT, Sun Audio), *.voc (Creative Voice) entre outros por meio do plugin audiofile.

Convertendo para e de .wav

A melhor maneira de trabalhar com formatos diferentes dos suportados pelo Kwave é usar um programa conversor externo. Um bom conjunto de ferramentas para isso está no pacote SoX, sendo que este também possuem uma boa documentação!

Estão inclusos em planos futuros o suporte a importação e também exportação de filtros para mais formatos e talvez algum filtro que use um script definido pelo usuário com uma chamada para um filtro externo, para que até mesmo formatos não suportados pelo SoX possam ser lidos e/ou escritos.

Formato de arquivos ASCII

O formato ASCII é bastante útil para fins científicos e educacionais. Devido ao seu formato simples, você pode escrever arquivos simples com um editor de texto ou pode usar a saída de algum outro aplicativo e convertê-lo em ASCII. Como o formato é realmente simples, você não deve ter grandes problemas ao escrever um conversor e a maioria das aplicações científicas usam algum tipo de formato ASCII para exportação.

O formato de arquivo ASCII é bastante simples e possui as seguintes regras:

  1. No início do arquivo vem um bloco de propriedades, uma por linha.

  2. Cada linha de propriedade inicia com ##.

  3. Depois das propriedades há uma lista de amostras, com uma amostra por linha. Ao usar vários canais, as amostras são separadas por vírgulas.

  4. As linhas poderão terminar com um caractere CR e/ou um LF (para que os ficheiros do DOS também possam ser suportados). Contudo, na gravação, os ficheiros serão sempre gravados com o carácter LF como fim de linha.

  5. Linhas vazias e caracteres após uma # são tratadas como comentários e são ignorados.

  6. Os valores devem ser fornecidos em formato inteiro com sinal com um intervalo de 24 bits, que é o formato de armazenamento interno do Kwave.

  7. Tudo após um # (exceto linhas de propriedade, veja acima) será tratado como comentário e será ignorado. Assim como linhas vazias.

Aqui está um exemplo de um arquivo ASCII simples que representa uma onda senoidal com onze amostras:

Exemplo 3.1. conteúdo de um arquivo ASCII com uma única onda senoidal

## 'rate'=44100
## 'tracks'=2
## 'bits'=16
## 'length'=11
## 'Date'='2013-11-09'
## 'Software'='Kwave-0.8.11 for KDE 4.11.3'
  5930496,   5930496 #            0
        0,   8388352 #            1
 -5930752,   5930496 #            2
 -8388608,         0 #            3
 -5930752,  -5930752 #            4
        0,  -8388608 #            5
  5930496,  -5930752 #            6
  8388352,         0 #            7
  5930496,   5930496 #            8
        0,   8388352 #            9
 -5930752,   5930496 #           10
# EOF