Usando o Desdobramento de Código

O desdobramento ou dobragem de código permite-lhe ocultar partes de um documento no editor, tornando mais simples analisar globalmente arquivos grandes. No KatePart, as regiões desdobráveis são calculadas com base nas regras das definições de realce de sintaxe; como tal só está disponível em alguns formatos - tipicamente em código-fonte de programas, código em XML e semelhantes. A maioria das definições de realce que suportam o desdobramento de código também lhe permitem definir manualmente regiões desdobráveis, tipicamente com as palavras-chave BEGIN e END.

Para usar a funcionalidade de desdobramento de código, ative os marcadores com a opção ExibirMostrar as Marcações de Dobragem, se não estiverem já visíveis. A área de Marcações de Dobragem, no lado esquerdo da tela, mostra uma visão gráfica sobre as regiões que poderão ser recolhidas ou expandidas, com símbolos triangulares para indicar a operação possível numa determinada região: um triângulo para baixo significa que a região é expandida; clicar sobre ele irá recolher a região, clicar em um triângulo para direita irá expandi-la.

Estão disponíveis três comandos para manipular o estado das regiões dobradas; para tal, veja a documentação do menu.

As linhas recolhidas serão lembradas quando um arquivo é fechado, assim quando você reabri-lo, os nós que estiverem recolhidos permanecerão dobrados. Isto se aplica a operações de recarregamento também.

Se você não quiser usar a funcionalidade de desdobramento do código, poderá desativar a opção Mostrar as marcações de dobragem (se disponíveis) na página Aparência do editor de configuração.