Capítulo 2. A interface do usuário do Rocs

Elementos principais da interface do usuário

A interface do usuário está dividida em várias partes lógicas, como aparece na imagem abaixo.

Elementos gráficos da interface do Rocs.
Editor de grafos

O editor oferece um quadro onde os nós e arestas podem ser colocados. Ao clicar duas vezes em qualquer um dos elementos, será aberto um menu de propriedades correspondente. Você pode usar as ferramentas da Barra de Edição do Grafo para criar e modificar os grafos.

Barra de ferramentas do editor de grafos

A barra oferece as ferramentas Criar nó ou Criar aresta, são usadas para criação de novos elementos no quadro. Observe que a barra de ferramentas extra, para seleção do tipo de nó ou aresta respectivo, fica visível se uma dessas ferramentas for selecionada. As ferramentas também são usadas para seleção, movimentação e exclusão dos elementos que estiverem disponíveis aqui. Para obter mais detalhes, consulte “Barra de ferramentas do editor de grafos”.

Barra lateral

À direita, você poderá encontrar a barra lateral que oferece diversas ferramentas para o seu fluxo de trabalho:

  • Tipos de elementos: Este elemento fornece acesso direto para os tipos de arestas e nós disponíveis.

  • Diário: Cada projeto tem o seu próprio diário que pode ser usado por exemplo para: notas das tarefas, resultados ou observações.

  • API de criação de scripts: Para obter acesso direto à documentação do script, você poderá abrir este widget.

Editor de script

Neste editor de texto você pode criar os algoritmos como explicado em detalhes em Capítulo 3, Criação de scripts. Você poderá trabalhar com vários documentos de script ao mesmo tempo usando diversas abas.

Resultado do programa

Esta área de texto poderá apresentar as informações de depuração ou o resultado do script para o seu algoritmo, dependendo da configuração no topo deste elemento. Se o script emitir um erro, o resultado de depuração é automaticamente apresentado.

Controles

Aqui você pode encontrar controles para a execução do script. Você pode executar o script atualmente aberto no editor do script clicando em Executar. Enquanto o script estiver em execução, é possível interrompê-lo se clicar no botão Parar.