Gerenciamento de energia

Dario Freddi

Tradução: Marcus Gama
revisão KDE
4.11 (18/08/2013)

PowerDevil, um Servidor de Gerenciamento de Energia

Este módulo é uma ferramenta de configuração para o Gerenciamento de Energia no KDE. É um módulo de configuração para o servidor do PowerDevil, que você poderá iniciar ou parar no módulo do Gerenciador de Serviços.

Através deste módulo, você poderá definir o comportamento do seu computador em várias situações, o que lhe permite poupar o máximo possível de energia.

O Powerdevil funciona apenas com o Solid e está integrado ao seu ambiente de trabalho. Você sequer irá notar que ele está rodando, com exceção das notificações. Além disso, o Powerdevil verifica primeiro as capacidades do seu sistema, fazendo com que só sejam exibidas as opções disponíveis para o seu sistema.

Nota

Note que o PowerDevil não analisa periodicamente o seu sistema. Isto significa que ele não irá desperdiçar energia enquanto tenta poupá-la, como acontece com outros gerenciadores de energia.

Configurações de economia de energia

Esta página mostra as definições de economia de energia atuais. Se for detectada uma bateria, você terá três abas separadas com diferentes perfis Com adaptador de energia, Com bateria e Com baixo nível de bateria.

Configurações de economia de energia

Configurações de economia de energia

Existem diversas opções que você poderá configurar para cada perfil:

Brilho da tela

Define o brilho da tela usando uma barra.

Escurecer a tela

Se estiver assinalada, a tela ficará cada vez mais escurecida, até atingir o brilho 0, durante o período de tempo indicado no campo.

Configurações da energia da tela

Aqui você poderá definir a economia de energia para o seu monitor. A caixa de seleção define se o suporte ao DPMS deve estar ativado ou não. Se você optar por ativá-lo, define os tempos de ativação nas caixas incrementais abaixo.

Suspender sessão

Suspende a sessão após o tempo selecionado para o status Dormir, Hibernar, Desligar ou Travar tela.

Tratamento de eventos dos botões

Selecione as ações executadas quando a tela do notebook for aberta ou um botão for pressionado.

Executar o programa

Ative esta opção para executar um script personalizado quando um perfil for carregado, descarregado ou após um determinado tempo.

Configurações da atividade

Aqui você poderá configurar as opções de gerenciamento de energia por atividade. As opções de cada atividade podem ser configuradas na sua própria aba.

Configurações da atividade

Configurações da atividade

Não usar as configurações especiais

Usa as opções definidas na página Economia de energia.

Funcionar como

Aqui você poderá escolher um perfil predefinido a partir da lista: PC usando o adaptador de energia, PC usando a bateria ou PC com pouca carga de bateria.

Definir um comportamento especial

Se esta opção for escolhida, um comportamento especial para a atividade pode ser selecionado. Se esta for uma atividade de apresentação, você poderá assinalar as opções Nunca desligar a tela e Nunca suspender ou desligar o computador. Também é possível definir o intervalo de tempo para o computador mudar para um modo de suspensão para as atividades de economia de energia.

Usar configurações separadas (apenas para usuários avançados)

Esta opção permite aos usuários escolherem os detalhes das configurações de economia de energia para uma atividade separada. As opções são semelhantes às da página Economia de energia.

Configurações avançadas

Configurações avançadas

Configurações avançadas

Níveis da bateria

Estes itens só aparecerão se uma bateria for detectada.

A bateria está em nível baixo com

Aqui você poderá definir a porcentagem a partir da qual o nível de carga da bateria poderá ser considerado baixo.

A bateria está em nível crítico com

Aqui você poderá definir a porcentagem a partir da qual o nível de carga da bateria poderá ser considerado como crítico.

Quando a bateria está em nível crítico

Define a ação a efetuar quando a bateria atingir o nível crítico.

Eventos
Bloquear a tela ao reativar

Quando esta opção estiver assinalada, sempre que o PC for suspenso, a tela ficará bloqueada ao recuperar. Será solicitada uma senha ao retornar do estado de suspensão.

Nunca impedir uma ação ao fechar a tampa

Quando esta opção estiver selecionada, os aplicativos não poderão inibir a suspensão quando a tampa for fechada.

Configurar Notificações

Se você quiser um maior controle sobre as suas notificações, você poderá ajustá-las clicando neste botão.