Fontes

Mike McBride

Anne-Marie Mahfouf

Tradução: Lisiane Sztoltz
revisão Plasma 5.3 (08/04/2015)

Fontes

Este módulo foi projetado para permitir a você selecionar facilmente diferentes fontes para diferentes componentes do KDE.

O módulo de configuração das fontes

O painel consiste de diferentes grupos de fontes, que fornecem muita flexibilidade de configuração:

  • Geral: Usado em todos os lugares onde os outros grupos de fontes não são aplicados

  • Largura Fixa: Em qualquer lugar onde uma fonte não-proporcional é especificada

  • Pequeno: Quando são usadas fontes pequenas

  • Barra de ferramentas: Fonte usada em barra de ferramentas de aplicativos do KDE.

  • Menu: Fonte usada em menus de aplicativos do KDE

  • Título da janela: Fonte usada no título da janela

  • Barra de tarefas: Fonte usada pelos miniaplicativos da barra de tarefas do painel

  • Área de trabalho: Fonte usada em na área de trabalho para nomear os ícones.

Cada fonte possui o seu botão Escolher... correspondente. Ao clicar neste botão, surge uma caixa de diálogo. Você pode usar esta caixa para escolher uma nova fonte, um estilo de fonte e tamanho. Após escolher, pressione OK.

Será mostrado um exemplo do tipo de fonte escolhido no espaço entre o nome do grupo de tipos de fonte e o botão Escolher....

Quando estiver pronto, simplesmente clique em OK e todos os componentes necessários ao KDE serão reiniciados; assim, suas mudanças surtirão efeito imediatamente.

O botão Ajustar Todas as Fontes... permite a você ajustar rapidamente uma propriedade ou um conjunto de propriedades de todas as fontes selecionadas acima. Um diálogo de seleção de fontes surgirá, e você verá as caixas de verificação que permitem modificar asFontes, Estilo de fontes ou o Tamanho, independente um dos outros. Você pode escolher entre uma, duas ou três de quaisquer uma das opções, e elas serão aplicadas para todos os grupos de fontes.

A janela para Ajustar Todas as Fontes

Por exemplo, se você selecionou vários tipos diferentes de fontes, e viu que todas elas possuem um tamanho muito grande (frequentemente ocorre quando você mudou a resolução da tela, por exemplo), você pode aplicar um novo tamanho para todas as fontes, sem afetar o estilo e o tipo da fonte, já personalizados.

Texto com 'anti-aliasing'

As opções de suavização padrão são as usadas a nível do seu sistema e chamam-se Configuração do Sistema. Você poderá desativar totalmente a suavização se escolher a opção Desativado na lista.

Para usar e configurar a suavização, basta escolher Ativo no campo à direita de Usar o 'anti-aliasing':. O botão Configurar... irá então ficar ativo e, se clicar nele, aparecerá uma janela para configurar a suavização.

A janela de propriedades do 'anti-aliasing'

Marcar a caixa de verificação Excluir intervalo: irá permitir a você especificar qual intervalo de fontes não usará anti-aliasing. Este intervalo é especificado pelas duas caixas de verificação, na mesma linha.

Você poderá também escolher o método que o KDE irá usar para criar um visual suavizado nas suas fontes e com que potência será aplicado. Se não conhecer os métodos individuais, você deverá deixar esta opção inalterada.

Nota

A capacidade de usar ícones e fontes com Anti-Aliasing requer que você possua suporte no servidor X e na Qt™, além de possuir as fontes apropriadas instaladas e esteja usando as capacidades integradas do servidor X. Se você ainda tiver problemas, entre em contato com a lista de discussão apropriada do KDE, ou verifique o FAQ.

DPI das Fontes

Forçar o DPI das fontes: propõe um número de DPI ou PPP (pontos por polegada) diferente do existente no seu sistema que é usado por padrão quando esta opção está como Desativado. Você poderá verificar o número de DPI que o seu servidor X tem configurado, executando o comando xdpyinfo | grep resolution num terminal, mudando depois o DPI na lista. Ele será aplicado apenas para os aplicativos executados após esta configuração.