Iniciar automaticamente

Anne-Marie Mahfouf

Tradução: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga
revisão Plasma
5.4 (22/07/2015)

Gerenciador de Inicialização

Este módulo é uma ferramenta de configuração para gerenciar os programas que iniciam juntamente com o seu Plasma™. Ele permite adicionar programas que sejam iniciados automaticamente durante a inicialização ou desligamento da sua sessão do Plasma™, bem como gerenciá-los.

Nota

Por favor, observe que, neste módulo, todas as alterações são aplicadas imediatamente.

O programa analisa as pastas $HOME/.config/autostart/, $HOME/.config/plasma-workspace/env e $HOME/.config/plasma-workspace/shutdown para verificar quais programas e scripts estão presentes e os apresenta. Ele permite-lhe gerenciá-los facilmente.

Nota

A funcionalidade de início automático tem um erro e, por enquanto, não é possível executar um script após o início da sua sessão do Plasma™.

Nota

Lembre-se que você pode modificar a localização da sua pasta Autostart em AplicativosLocalização da categoria Personalização das Configurações do Sistema e definir uma pasta diferente de $HOME/.config/autostart.

Leia também a Sessão do Ambiente de Trabalho e os Serviços em Segundo Plano para obter informações sobre a configuração do comportamento na inicialização da sessão do Plasma™.

Alguns aplicativos do KDE lidam com o comportamento de início automático por si só, por exemplo, poderá ativar ou desativar o início automático de um aplicativo na caixa de diálogo de configurações (KAlarm) ou usar o ArquivoSair (Konversation, Kopete). Caso contrário, os aplicativos continuarão a execução na área de notificação e serão reiniciados na próxima sessão.

Migração do KDE Workspaces 4

Para migrar a sua configuração pessoal do início automático do KDE Workspaces 4:

Copie os arquivos '.desktop' da pasta $HOME/.kde/Autostart para a pasta $HOME/.config/autostart
Copie os arquivos de scripts de inicialização da pasta $HOME/.kde/Autostart para a pasta $HOME/.config/plasma-workspace/env
Copie os arquivos de scripts de desligamento da pasta $HOME/.kde/Autostart para a pasta $HOME/.config/plasma-workspace/shutdown

Visualização dos arquivos

O componente principal do módulo mostra os programas que são carregados quando o Plasma™ inicia, termina ou mesmo antes de iniciar.

Nome

Você não poderá modificar esta coluna. Ela apresenta o nome do programa que deseja iniciar com o Plasma™. O nome é extraído do arquivo 'Desktop', a partir do campo 'Name' de um programa, correspondendo ao nome do arquivo do programa.

Comando

Esta coluna apresenta os comandos que são executados para iniciar o programa. Os comandos de um programa podem ser modificados através do botão de Propriedades ou com um clique duplo na linha do programa. O comando é extraído a partir do arquivo 'Desktop', usando o campo 'Exec'.

Para um script, o comando é o caminho do script e não pode ser modificado.

Estado

Esta opção só está disponível para os programas através dos arquivos 'Desktop'. Você poderá manter um programa na pasta Autostart mas querer desativar a sua execução na inicialização do Plasma™. Desmarcar o status de Ativo desativará a execução do programa na inicialização.

Desmarcar o status de Ativo define a variável 'Hidden' do arquivo 'Desktop' como sendo verdadeira na pasta Autostart.

Executar Em

Os programas (arquivos 'desktop') só poderão ser executados na inicialização. Os programas genéricos poderão ser executados na Inicialização, Desligamento ou na Antes de iniciar o KDE. Esta coluna permite-lhe alterar quando o seu programa é executado. A inicialização é quando o Plasma™ é iniciado, o encerramento ocorre quando você sair do Plasma™ e a opção antes de iniciar o KDE é anterior ao início do Plasma™.

Os programas e os arquivos 'desktop' definidos para executar na Inicialização são copiados ou terão ligações simbólicas em $HOME/.config/autostart e serão executados na inicialização do Plasma™.

Os programas configurados para serem executados no Encerramento são copiados ou terão ligações simbólicas para a pasta $HOME/.config/plasma-workspace/shutdown, sendo executados automaticamente quando o Plasma™ for encerrado, após o fim da sessão do usuário.

Os programas configurados para executar na Antes de iniciar o KDE são copiados ou terão ligações simbólicas para a pasta $HOME/.config/plasma-workspace/env e serão executados durante o inicialização do Plasma™ (o programa startkde irá procurar por programas nesta pasta).

Nota

Apenas os programas com extensão .sh serão lidos pela KDE no Antes de iniciar o KDE e Encerramento.

Ações

Do lado direito, você terá alguns botões para mudar a forma como a Inicialização é configurada. Você poderá adicionar programas, removê-los ou alterar as suas propriedades.

Adicionar Programa

Clicar neste botão irá mostrar a janela padrão do Plasma™ para Escolher um aplicativo e permite-lhe escolher o programa que deseja iniciar. Depois de escolher o programa, clicar em OK irá mostrar as propriedades deste programa.

Isto irá copiar o arquivo Desktop do programa para a sua pasta Autostart.

Adicionar um Programa

Este botão abre uma janela que lhe pede a localização do programa que deseja adicionar. Se manter a opção Criar como ligação simbólica assinalada (como está por padrão), então o programa será adicionado como uma ligação simbólica. Se desligar esta opção, então o programa será copiado para a pasta local correspondente.

Remover

O botão Remover irá apagar imediatamente o arquivo Desktop do programa ou a ligação simbólica da pasta Autostart.

Propriedades

Este botão (somente ativo para programas isto é arquivos Desktop) permite-lhe modificar as propriedades do programa. Você terá propriedades gerais, propriedades de permissões, uma previsão (quando for aplicável) e propriedades relacionadas com o aplicativo, no caso dos programas.

Avançado

Este botão só se aplica aos programas (isto é, arquivo 'Desktop'). Irá aparecer uma janela que lhe perguntará se deseja que o programa se inicie automaticamente apenas no Plasma™ (e não nos outros ambientes de trabalho que possa executar). Por padrão, o programa irá iniciar automaticamente em todos os ambientes de trabalho. Se assinalar a opção Iniciar automaticamente apenas no KDE, o programa irá iniciar automaticamente somente quando iniciar o ambiente de trabalho do Plasma™.

Isto configura o valor 'KDE' no campo 'OnlyShowIn' do arquivo 'Desktop' do programa.