Verificador ortográfico

Lauri Watts

Tradução: Lisiane Sztoltz
revisão Plasma 5.20 (08/04/2021)

Verificador ortográfico

As opções de configuração aqui disponíveis são utilizadas como padrão por todos os aplicativos do KDE que utilizam o Sonnet, que é uma interface para os diversos sistemas de verificação ortográfica livres.

Para usar o Sonnet, você precisa instalar os corretores ortográficos, como, por exemplo, o GNU Aspell, oHspell ou o Hunspell e, adicionalmente, os dicionários correspondentes ao seu idioma.

As opções de configuração aqui selecionadas poderão ser substituídas em cada aplicativo.

Escolha na lista Idioma padrão, entre os dicionários disponíveis, qual o que deverá ser utilizado pelo Sonnet.

Opções

Ativar a detecção automática do idioma

Este recurso é baseado em várias heurísticas (script usado, correspondência de trigrama e classificação de idioma nos idiomas disponíveis na infraestrutura da verificação ortográfica). Isto permite alterar automaticamente o idioma em um documento multi-idiomas.

Verificação ortográfica automática habilitada por padrão

Se esta opção estiver assinalada, será verificada a ortografia das palavras no seu documento à medida que você vai digitando-as. O texto errado terá uma linha em vermelho abaixo dele.

Ignorar palavras com todas as letras em maiúsculo

Se esta opção estiver assinalada, não será verificada a ortografia de qualquer palavra que contenha apenas letras maiúsculas.

Dica

Isto é útil para os documentos que usam uma grande quantidade de acrônimos. Se esta opção estiver desligada, a maioria desses acrônimos será marcada indevidamente. Se assinalar esta opção, os acrônimos não serão marcados como errados.

Ignorar palavras coladas

Se esta opção estiver selecionada, então as palavras que aparecem no dicionário separadas, mas que estejam coladas, são consideradas como erros ortográficos. Por exemplo, considerando que o desperta e o dor existam no seu dicionário, se o despertador não constar, então isto não será considerado um erro ortográfico.

Dica

Assinalar esta opção irá evitar que os aplicativos considerem os endereços de e-mail e páginas Web como sendo erros ortográficos. Esses endereços normalmente contém palavras juntas.

Palavras ignoradas

A metade inferior desta janela permite-lhe designar algumas palavras específicas (que podem ser terminologias especializadas, nomes próprios, etc.) que deverão ser ignoradas pelo verificador ortográfico.

Adicionando uma palavra à lista de palavras ignoradas

Para adicionar uma palavra, digite-a no campo de texto e clique no botão Adicionar.

Removendo uma palavra da lista de palavras ignoradas

Para remover uma palavra, selecione a palavra na lista que contém todas as palavras ignoradas clicando nela com o botão esquerdo do mouse. Agora, clique no botão Remover.

Quando estiver satisfeito com as alterações, basta clicar em Aplicar.

Clicar no botão Padrões restaura todos os valores padrão para as opções.