Mouse

Mike McBride

Brad Hards

Tradução: Lisiane Sztoltz
Tradução: Marcus Gama
revisão Plasma 5.3 (09/04/2015)

Esta é a documentação para o módulo das Configurações do Sistema do KDE que configura o mouse e outros dispositivos de apontamento.


Mouse

Este módulo permite configurar o "dispositivo de apontamento", sendo que este dispositivo pode ser um mouse, um mouse de toque (touch-pad), ou qualquer outro hardware que executa uma função similar.

Este módulo é dividido em diversas abas: Geral, Avançado e Navegação do mouse. Podem existir também uma ou mais abas adicionais se você possuir um mouse ou trackball da Logitech, fornecendo acesso a recursos especiais.

Geral

Ordem dos botões

Se você é canhoto, é possível trocar as funções dos botões esquerdo e direito do seu dispositivo, escolhendo a opção Canhoto. Se o seu dispositivo tem mais de dois botões, somente as funções dos botões esquerdo e direito serão afetadas. Em um mouse com três botões, por exemplo, o botão do meio não será afetado.

Direção inversa de rolagem

Com esta opção selecionada, a roda de rolagem (se existir) funcionará na direção oposta, ou seja, se rolar para cima irá descer a barra de rolagem e se rolar para baixo irá subir a barra). Isto pode ser útil para lidar com alguma configuração incomum do servidor X.

Clique duplo para abrir arquivos e pastas (o primeiro clique seleciona os ícones)

Se esta opção não estiver marcada, os ícones/arquivos serão abertos com um único clique do botão esquerdo do mouse. Este comportamento padrão é compatível com o que você obtém ao clicar em links na maioria dos navegadores Web. No entanto, se esta opção estiver selecionada, os ícones/arquivos serão abertos com um clique duplo, enquanto um clique simples irá apenas selecioná-los. Este é o comportamento que você pode conhecer pela experiência com outros ambientes ou sistemas operacionais.

Nota

Esta opção pode ser alterada nas caixas de diálogo de configuração do Dolphin e do Konqueror, na aba Navegação.

Clique único para abrir arquivos e pastas

Esta é a configuração padrão do KDE: clicar uma vez sobre um ícone irá abri-lo. Para selecionar, você pode arrastar o(s) ícone(s) ou clicar Ctrl+Botão esquerdo do mouse simultaneamente, ou simplesmente clicar e manter pressionado para arrastá-lo. Você também pode ativar a seleção automática de ícones marcando a opção Selecionar ícones automaticamente, conforme explicado mais adiante.

Mudar o formato do ponteiro sobre os ícones

Quando esta opção estiver marcada, o formato do ponteiro do mouse muda sempre que ele estiver sobre um ícone.

Dica

Esta opção deve estar selecionada na maioria das situações. Ela fornece um retorno visual, indicando-lhe que alguma coisa irá acontecer se você clicar neste local.

Selecionar ícones automaticamente

Como observado acima, se a opção Clique único para abrir arquivos e pastas estiver marcada, você pode selecionar ícones arrastando-os ou usando Ctrl+Botão esquerdo do mouse. Se você frequentemente precisa selecionar ícones, você pode querer habilitar esta opção, que permite-lhe selecionar os ícones automaticamente parando o cursor sobre eles. O controle deslizante Atraso: determina quanto tempo é necessário antes que ocorra a seleção automática.

Avançado

Aceleração do ponteiro

Esta opção permite-lhe alterar o relacionamento entre a distância que o ponteiro do mouse percorre sobre a tela e o movimento relativo do dispositivo físico em si (que pode ser um mouse, track-ball ou qualquer outro dispositivo de apontamento.)

Um valor alto para o multiplicador de aceleração conduzirá o ponteiro do mouse na tela a movimentos largos, mesmo quando você fizer somente um pequeno movimento com o dispositivo físico.

Dica

Um multiplicador entre 1x e 3x funcionará bem para a maioria dos sistemas. Com um multiplicador acima de 3x, pode se tornar difícil controlar o ponteiro do mouse.

Limite do ponteiro

O limite é a menor distância que o ponteiro do mouse deve mover na tela antes da aceleração ter efeito. Se o movimento estiver dentro do limite, o ponteiro do mouse move-se como se a aceleração estivesse configurada para 1x.

Assim, quando você fizer pequenos movimentos com o dispositivo físico (por exemplo, o mouse), ainda terá controle preciso do ponteiro do mouse na tela, considerando que movimentos maiores do dispositivo físico moverão o ponteiro do mouse rapidamente para as diferentes áreas da tela.

Você pode ajustar o limite inserindo o valor no campo de edição ou clicando nas setas indicadoras à direita do campo.

Dica

Em geral, quanto maior o valor definido na Aceleração do ponteiro, maior deve ser o valor do Limite do ponteiro. Por exemplo, um valor de 4 pixels para o Limite do ponteiro pode ser apropriado para um valor de 2x para a Aceleração do ponteiro, mas 10 pixels pode ser melhor para uma aceleração de 3x.

Intervalo do clique duplo

Esta é a quantidade máxima de tempo entre os cliques até o KDE considerar como sendo um clique duplo. Se você clicou duas vezes e o tempo entre estes dois cliques é menor que este número, então o KDE reconhecerá a ação como um clique duplo. Se o tempo entre dois cliques é maior que este número, o KDE reconhece eles como sendo dois cliques simples separados.

Tempo inicial de arrasto e Distância inicial de arrasto

Se você

  • clicar com o mouse

  • arrastar dentro do tempo indicado em Tempo inicial de arrasto, e

  • mover a uma distância igual ou maior do que o número (de pixels) especificado em Distância inicial de arrasto

o KDE arrastará o item selecionado.

Roda do mouse rola

Se você tiver um mouse com roda, use as setas para determinar quantas linhas de texto um movimento da roda do mouse irá deslocar.

Navegação do mouse

Esta aba permite-lhe configurar as teclas do teclado numérico como se fosse um mouse. Isto pode ser útil quando você estiver trabalhando em um dispositivo sem outro dispositivo de apontamento, ou quando você não tem outra utilidade para o teclado numérico.

Mover o ponteiro do mouse com o teclado (usando o teclado numérico)

Para habilitar o modo de mouse pelo teclado, você precisa selecionar a opção Mover o ponteiro do mouse com o teclado (usando o teclado numérico). Quando fizer isto, as outras configurações ficarão ativas, e você poderá personalizar o comportamento do ponteiro com o teclado, se for necessário.

As diversas teclas do teclado numérico movem o ponteiro na direção por elas indicadas. Observe que você pode mover o ponteiro na diagonal, bem como para cima, para abaixo, para a esquerda e para a direita. A tecla 5 emula o clique de um botão do mouse, normalmente o esquerdo. Você pode alterar qual botão é emulado usando as teclas / (que faz o botão esquerdo do mouse), * (que faz o botão do meio do mouse) e - (que faz o botão direito do mouse). Usar o + emula o clique duplo do botão selecionado pelo ponteiro. Você pode usar a tecla 0 para emular o pressionamento contínuo do botão selecionado pelo ponteiro (para arrastar facilmente), e então usar o . para emular a liberação do botão selecionado.

Atraso da aceleração

Este é o tempo, em milissegundos, entre o pressionamento inicial da tecla e a primeira repetição do evento de movimento até a aceleração da tecla do mouse.

Intervalo de repetição

Este é o tempo, em milissegundos, entre a repetição dos eventos de movimento para a aceleração da tecla do mouse.

Tempo de aceleração

Este é o tempo, em milissegundos, antes de o ponteiro atingir uma velocidade máxima para a aceleração da tecla do mouse.

Velocidade máxima

Esta é a velocidade máxima, em pixels por segundo, que o ponteiro pode atingir para a aceleração de tecla do mouse.

Perfil de aceleração

Esta é a inclinação da curva de aceleração para a aceleração da tecla do mouse.

Suporte ao Logitech

Alguns mouses USB da Logitech possuem recursos especiais, como aumentar a resolução ou fornecer o estado da conexão sem fio. Se o KDE foi compilado com suporte à 'libusb', então você terá uma aba adicional para cada mouse suportado que estiver conectado.

Os dispositivos suportados são:

  1. Mouse óptico com roda

  2. MouseMan para viagem

  3. MouseMan óptico duplo

  4. Mouse óptico MX310

  5. Mouse óptico MX510

  6. Mouse óptico MX300

  7. Mouse óptico MX500

  8. Mouse iFeel

  9. Receptor de mouse

  10. Receptor duplo

  11. Óptico sem fio

  12. Elite Duo sem fio

  13. Mouse óptico MX700

  14. Trackman óptico sem fio

  15. Receptor MX Duo sem fio

  16. Mouse laser MX100

  17. Receptor para apresentador sem fio

Nem todos os dispositivos suportam todos os recursos (normalmente os dispositivos sem fio não fornecem alteração de resolução e, obviamente, apenas os dispositivos sem fio suportam relatório do estado sem fio). Desta forma, algumas partes da aba não estarão habilitadas para alguns tipos de mouse.

Se o mouse suportar alteração de resolução, o grupo de opções Resolução do sensor estará habilitado, e você pode alterar de 400 pontos por polegada para 800 pontos por polegada ou o contrário. Se você usar 800 pontos por polegada, o mesmo movimento físico do mouse causará uma maior (aproximadamente o dobro) quantidade de movimentos do cursor. Isto tende a ser popular, principalmente entre jogadores.

Se o mouse suportar relatório de estado sem fio, os widgets de Nível da bateria e Canal RF serão habilitados. Você somente pode alterar o Canal RF se o seu mouse tiver suporte para dois canais.