Gerenciamento de sessão

Jost Schenck

Natalie Clarius

Tradução: Lisiane Sztoltz
revisão Plasma 5.27 (30/01/2023)

Sessão da área de trabalho

Neste módulo do Configurações do Sistema, o usuário pode configurar o gerenciador de sessões e as opções de encerramento do Plasma™.

O gerenciamento de sessão refere-se a capacidade do Plasma™ de salvar o estado dos aplicativos e janelas quando você desconectar-se do Plasma™ e restaurá-lo, quando você acessá-lo novamente.

Tela de saída

Mostrar

Se esta configuração estiver ativada, a tela de confirmação de saída será exibida quando você sair, desligar, reiniciar, pressionar o botão liga/desliga ou clicar em botões ou itens de menu rotulados como Sair…. Quando a configuração estiver desativada, seu computador será desconectado, desligado etc. imediatamente após clicar no respectivo botão.

Ao iniciar, lançar aplicativos que estavam abertos

Você pode escolher uma das três opções, dependendo do que você deseja que aconteça ao acessar o Plasma™:

Na última saída

Se esta opção estiver marcada, o Plasma™ salvará o estado atual da sua sessão quando você sair. O Plasma™ restaurará sua sessão no próximo login, assim você pode continuar a trabalhar com a sua área de trabalho, exatamente como você a deixou.

Quando a sessão foi salva manualmente

Ao invés de restaurar o Plasma™ para o estado que ele estava quando você logou-se pela última vez, ele será restaurado para um estado específico, que você salvou manualmente.

Um botão Salvar sessão aparecerá no menu Lançador de aplicativos e na pesquisa do Plasma™. Quando você clicar nele, o Plasma™ lembrará os aplicativos que estão abertos e os restaurará no próximo login. Clique novamente para substituir o conjunto de aplicativos lembrados.

Iniciar com a sessão vazia

Se você escolher esta opção, o Plasma™ nunca restaurará as sessões que foram salvas.

Finalmente, você pode inserir uma lista separada por dois pontos (:) ou vírgula (,) dos aplicativos que você deseja que sejam excluídos das sessões, e que não serão iniciados ao restaurar a sessão. Por exemplo xterm:konsole ou xterm,konsole.

Firmware

Após a próxima reinicialização: Entrar na tela de configuração UEFI

Se esta opção estiver habilitada, na próxima vez que você reiniciar seu computador, ele entrará no modo de configuração de firmware (BIOS/UEFI). Isso pode ser mais fácil do que tentar entrar na configuração do firmware pressionando rapidamente teclas especiais durante a inicialização.