Acessibilidade

Mike McBride

Tradução: Lisiane Sztoltz
Revisão: Marcus Gama
Tradução: André Marcelo Alvarenga
revisão Plasma 5.3 (09/04/2015)

Acessibilidade

Introdução

Este módulo foi projetado para auxiliar usuários que possuem deficiências auditivas, ou que possuem dificuldade em utilizar um teclado.

O módulo está dividido em cinco abas: Campainha, Teclas modificadoras, Filtros do Teclado, Gestos de ativação e Leitor de tela.

Campainha

Este painel é dividido em uma seção Campainha audível e em um seção Campainha visível.

A opção Usar campainha do sistema determina se o sistema normal de campainha irá tocar. Se esta opção estiver desabilitada, o sistema de campainha será silenciado.

A próxima opção pode ser usada para tocar um som diferente se a campainha do sistema for disparada. Para ativar, selecione a opção Usar campainha personalizada e digite o nome completo do caminho para o arquivo de som na caixa Som a ser reproduzido. Se quiser, você pode selecionar o botão Navegar para navegar pelo seu sistema de arquivos para encontrar o arquivo exato.

Para aqueles usuários que possuem dificuldade em ouvir a campainha do sistema, ou para aqueles que possuem um computador silencioso, o KDE oferece a campainha visível. Ela fornece um sinal visual (invertendo a tela ou piscando uma cor nela), quando a campainha do sistema normalmente tocaria um som.

Para usar a campainha visual, primeiro selecione a caixa de verificação chamada Usar campainha visível.

Você pode, então, selecionar entre Inverter tela, ouPiscar tela. Se você selecionou Inverter tela, todas as cores na tela serão invertidas. Se você escolheu Piscar tela, você pode escolher a cor clicando no botão à direita da opção Piscar tela.

O campo incremental pode ser usado para ajustar a duração da campainha visível. O valor padrão é de 500 ms ou metade de um segundo.

Teclas modificadoras

Existem duas seções neste painel: Teclas de aderência e Teclas de bloqueio.

Usar teclas de aderência

Se esta opção estive selecionada, o usuário pode pressionar e soltar as teclas Shift, Alt ou Ctrl, e depois clicar noutra tecla para obter uma combinação de teclas (exemplo: Ctrl+Alt+Del poderia ser feito com Ctrl seguido de Alt seguido de Del).

Nesta seção também existe uma opção Bloquear as teclas de aderência. Se ela estiver selecionada, as teclas Alt, Ctrl, e Shift ficam selecionadas até que sejam desativadas pelo usuário.

Como exemplo:

Com a opção Bloquear as teclas de aderência desativada:

O usuário pressiona a tecla Shift, e pressiona em seguida a tecla F. O computador traduz esta ação em Shift+F. Se o usuário em seguida pressionar a tecla P, o computador recebe a letra p (sem o Shift).

Com a opção Bloquear as teclas de aderência ativada:

Se o usuário pressionar a tecla Shift duas vezes e pressionar em seguida na tecla F, o computador traduz esta ação em Shift+F. Se o usuário em seguida pressionar a tecla P, o computador interpreta isto também como Shift+P. Para desligar a tecla Shift, pressione-a de novo.

Filtros do teclado

Existem duas seções neste painel.

Usar teclas lentas

Se esta opção estiver ativa, o usuário tem que manter a tecla pressionada durante um período de tempo específico (ajustável com o campo incremental), antes que a tecla seja aceita. Isto previne o pressionamento acidental de teclas.

Usar teclas de repercussão

Se esta opção estiver selecionada, o usuário tem que esperar um intervalo de tempo específico (configurado com o campo incremental) antes que a próxima tecla seja aceita. Isto evita que pessoas com pouca precisão pressionem na mesma tecla mais de uma vez.

Gestos de ativação

Existem duas seções neste painel.

Gestos para ativação com estas opções:

Usar gestos para ativar as teclas de aderência e as teclas lentas
Aqui você poderá ativar os gestos do teclado que ativam as seguintes funcionalidades:
Mouse por teclado: Pressione Shift+NumLock
Teclas de aderência: Pressione Shift 5 vezes consecutivas
Teclas lentas: Mantenha pressionado o Shift durante 8 segundos
Desabilitar as teclas de aderência e as teclas lentas após um certo tempo de inatividade

Notificação com estas opções:

Usar a campainha do sistema sempre que for usado um gesto para ativar ou desativar um recurso de acessibilidade
Exibir um diálogo de confirmação se um recurso de acessibilidade do teclado for ativado ou desativado
Se esta opção estiver assinalada, o KDE irá mostrar uma janela de confirmação, sempre que uma determinada funcionalidade de acessibilidade seja ativada ou desativada.
Certifique-se de que sabe o que está fazendo quando a desligar, uma vez que a configuração da acessibilidade do teclado será sempre aplicada sem qualquer confirmação.
Use o mecanismo de notificação de sistema do KDE se um recurso de acessibilidade do teclado for ativado ou desativado

Clique no botão para Configurar notificações, de modo a abrir uma janela que lhe permite editar as notificações das mudanças de estado de todas as teclas.