Data & Hora

Mike McBride

Tradução: Lisiane Sztoltz
Tradução: André Marcelo Alvarenga
revisão 4.12 (05/12/2013)

Data & Hora

Você pode usar este módulo para alterar a data e hora do sistema, usando uma interface gráfica conveniente.

Nota

Como estas configurações não afetam somente você como usuário, mas todo o sistema, você deve ter acesso de administrador do sistema (root) para modificar a data e hora do sistema. Se você não possuir este nível de acesso, este módulo mostrará somente as configurações atuais, mas suas alterações não poderão ser salvas.

Data e hora

Se você assinalar a opção Ajustar a data e hora automaticamente, você poderá selecionar um Servidor de hora na lista e todas as outras configurações nesta janela serão desativadas.

Nota

Os aplicativos rdate ou ntpdate são usados neste módulo para obter a data e a hora a partir de um servidor de tempo. Isto acontece quando você se autentica no KDE estando online ou quando você se conecta mais tarde à Internet e o acesso aos servidores de tempo se torna possível.

Ambos os aplicativos são simplesmente clientes NTP que fazem com que o horário do sistema corresponda ao horário obtido ao se comunicar com um ou mais servidores de NTP. No entanto, isto não é suficiente para manter a hora precisa durante uma longa execução. Isto é útil para configurar ocasionalmente a hora em máquinas que não possuem acesso permanente à redes, como laptops.

Se você não usar um servidor de hora, você poderá ajustar a data manualmente usando a metade inferior da página. Basta escolher um mês e ano usando os controles acima do calendário e o dia do mês clicando no respectivo dia no calendário.

Use os controles no fundo do calendário para selecionar a data atual, inserir a data no campo de texto ou selecionar a semana do ano a partir da lista.

Você ajusta a hora usando as caixas de contagem na base do relógio analógico. Você pode também digitar diretamente o valor.

Fuso horário

Para definir um novo fuso horário, basta selecionar a sua área na lista abaixo. Use o campo do filtro para procurar a Área ou Região desejada.