Carregando, salvando e exportando rotas

Você pode salvar as rotas no formato KML (Keyhole Markup Language) e recarregá-las posteriormente - no mesmo computador ou em outro dispositivo que execute o Marble, ou ainda compartilhá-los com os seus amigos ou com outros aplicativos que consigam ler arquivos KML (como o Google Earth). Para salvar uma rota em um arquivo .kml, clique no ícone Salvar existente na parte inferior da aba de rotas. A janela de gravação que aparece permitir-lhe escolher o nome do arquivo em que a rota será salva. De forma parecida, o carregamento de uma rota é iniciado com o ícone Abrir existente na parte inferior da aba de rotas. Selecione o arquivo .kml da rota para abri-lo, fazendo com que o Marble carregue a rota.

As rotas planejadas no Marble poderão ser usadas em outros aplicativos ou dispositivos de navegação que suportem o formato gpx (GPS eXchange Format) ou equivalente. Se o seu dispositivo de navegação não tiver suporte nativo ao formato gpx, você pode usar um utilitário de conversão, como o gpsbabel, para converter um arquivo gpx exportado pelo Marble para um formato adequado. A exportação de uma rota no Marble é iniciada a partir do menu de contexto da rota no mapa. Clique com o botão direito do mouse em qualquer ponto da rota no mapa. No menu de contexto que aparece, escolha a opção Exportar rota...:

O Marble exportando uma rota

Digite o nome do arquivo desejado na janela de salvamento a seguir. A extensão do arquivo deverá ser gpx para salvar no formato GPX ou kml para salvar no formato KML (Keyhole Markup Language). Lembre-se de que o formato interno do Marble é o KML; em caso de dúvida, salve as rotas como KML e use apenas o GPX para compartilhar as rotas com outros aplicativos que não sejam capazes de lidar com arquivos KML.