Suporte ao CDDB

O 'freedb' é um banco de dados distribuída na rede que está acessível na Internet e que contém informações sobre a maioria dos CDs de áudio em circulação. Se você tiver um acesso à Internet, você poderá nunca ter que inserir manualmente a informação das faixas para os seus CDs se tiver isto configurado adequada. Veja a subseção da página do CDDB para informações mais detalhadas sobre como configurar este serviço, e a seção do Editor do banco de dados de CDs para instruções sobre como editar os registros do CDDB.

O uso do CDDB é livre. São encorajados os envios por parte dos usuários.

Ao preparar os registros para o CDDB, tenha em mente os seguintes pontos:

  • Usar caracteres latim padrão nos registros. Alguns caracteres especiais são suportados, mas submissões em cirílico ou grego, por exemplo, não poderão ser aceitas.

  • Use só um caractere / no campo Artista do Disco / Título no Editor de Bases de Dados do CD.

    Para os CDs clássicos, é uma prática normal colocar o nome do compositor na seção do Artista (antes da barra) e o nome do cantor na seção Título (depois da barra).

  • Se enviar um registro que já exista no banco de dados, todas as informações adicionais que enviar poderão ser adicionadas ao registro existente.

Por padrão, as categorias padrão do CDDB são instaladas em $HOME/.cddb. Você pode criar tantas subpastas de categorias quantas desejar. Contudo, ao enviar, só as categorias oficiais do CDDB serão apresentadas. O endereço de envio padrão é o . Para mais informações sobre o gnudb visite a página do gnudb.

O registro de CDDB local para um determinado CD é armazenado no arquivo nome da categoria/ID do disco na Pasta de Base do CDDB. Estes arquivos poderão ser editados com qualquer editor de texto.