Comportamento das janelas

Mike McBride

Jost Schenck

Tradução: Marcus Gama
revisão Plasma 5.3 (14/07/2015)

Comportamento das janelas

Na parte superior deste módulo de controle, você poderá ver várias páginas: Foco, Ações da Barra de Título, Ações das Janelas, Movimentação e Avançado. No painel Foco, você poderá configurar como as janelas podem ganhar ou perder o foco, isto é ficar ativa ou inativa. Ao usar as páginas de Ações da Barra de Título e Ações da Janela, você poderá configurar a forma como as barras de título e as janelas reagem ao mouse. A Movimentação permite-lhe configurar a forma como as janelas se movem ou se posicionam quando são iniciadas. As opções em Avançado cobrem algumas definições mais especializadas, como paginação de janelas e enrolamento de janelas.

Nota

Por favor, lembre-se de que estas configurações não terão efeito se não usar o KWin, o gerenciador de janelas nativo do KDE, como o seu gerenciador de janelas. Se você usar um gerenciador de janelas diferente, veja na documentação deste gerenciador como configurar o comportamento das janelas.

Foco

O foco da área de trabalho refere-se à janela que se encontra em primeiro plano e onde o usuário se encontra trabalhando. A janela em foco ou em primeiro plano é referida como sendo a janela ativa.

O foco não significa necessariamente que a janela é a que se encontra à frente — esta normalmente diz-se elevada e, ainda que isto também seja aqui configurado, o foco e a elevação das janelas são configurados de forma independente.

Política de Foco

Existem seis métodos que o KDE poderá usar para determinar o foco atual:

Clicar para obter o foco

Uma janela fica ativa quando você clica nela. Este é o comportamento padrão em outros sistemas operacionais e é provavelmente o que você quer.

Clicar para obter o foco - Precedência do mouse

Isto é geralmente igual ao Clicar para obter o foco. Se uma janela ativa precisa ser escolhida pelo sistema (por exemplo, porque a janela ativa atual foi fechada) a janela sob o mouse será a candidata preferida. Não é usual, mas uma possível variante do Clicar para obter o foco.

Foco segue o mouse

A passagem do cursor do mouse sobre uma janela normal torna-a ativa. As novas janelas, como a mini-linha de comando que é invocada com o Alt+F2, ficarão em primeiro plano, sem que você tenha que colocar o mouse em cima delas explicitamente. por exemplo, as janelas que aparecem aleatoriamente sob o mouse não ficarão em primeiro plano. A prevenção de captura do foco toma lugar como de costume. Pense como o Clicar para obter o foco, mas sem ter que clicar.

Nos outros gerenciadores de janelas, isto normalmente é conhecido como Foco desordenado segue o mouse.

Foco segue o mouse - Precedência do mouse

Este é praticamente igual ao Foco segue o mouse. Se uma janela ativa precisar ser escolhida pelo sistema (por exemplo, porque a janela ativa atual foi fechada) a janela sob o mouse será a candidata preferida. Escolha esta opção, se quiser um foco controlado com a passagem.

Foco sob o mouse

A janela que estiver sob o mouse no momento fica então ativa. Se o mouse não estiver sobre uma janela (por exemplo, se estiver na área de trabalho), a última janela que estava sob o cursor será a que estará em primeiro plano. As novas janelas, como a mini-linha de comando que é invocada com o Alt+F2, não ficarão em primeiro plano. Você terá que passar o mouse por cima delas para digitar.

Foco estritamente sob o mouse

É semelhante à opção Foco Sob o Mouse, só que a sua interpretação é ainda mais restrita. Somente a janela que estiver sob o cursor do mouse é que ficará ativa. Se o cursor do mouse não estiver sobre nenhuma janela, nada ficará em primeiro plano. As novas janelas, como a linha de comando que é invocada com o Alt+F2, não irão ficar em primeiro plano. Você terá que passar o cursor por cima dela para ser possível digitar.

Nota

Lembre-se que a opção Foco Sob o Mouse e a Foco Restrito Sob o Mouse impedem certas funcionalidades, como a Prevenção de captura do foco e a circulação pelas várias janelas com o Alt+Tab, de se comportarem corretamente.

Nível de prevenção da captura do foco

Esta opção indica como o KWin irá tentar evitar que o foco seja roubado devido à ativação inesperada de janelas novas.

Nenhum

A prevenção é desativada e as janelas novas ficam sempre ativadas.

Baixa

A prevenção é ativada; quando alguma janela não tiver suporte para o mecanismo subjacente e o KWin não conseguir decidir de forma confiável se deve ativar a janela ou não, ela será desativada. Esta configuração poderá ter tanto resultados melhores ou piores que o nível médio, dependendo das aplicações.

Médio

A prevenção está ativa.

Alta

As janelas novas só ficam ativadas se não estiver nenhuma ativada no momento ou se pertencerem à aplicação atualmente ativa. Esta configuração não será provavelmente muito útil se não estiver usando a política de foco com o mouse.

Extremo

Todas as janelas terão que ser ativadas explicitamente pelo usuário.

As janelas que são proibidas de roubar o foco ficam marcadas como pedindo atenção, o que significa por padrão que o seu item na barra de tarefas ficará realçado. Isto poderá ser alterado no módulo de controle das Notificações.

Elevar a janela

Assim que você tenha determinado a política de primeiro plano, existem as opções de elevação das janelas.

Com a política de clicar para obter o foco, a opção Elevar a janela ativa ao clicar estará ativa e a elevação ao passar ficará indisponível.

Com uma política de passagem do mouse para obter o foco, você poderá alternativamente usar a elevação automática. Ao assinalar a opção Elevar durante a passagem, com um atraso de, o KDE poderá passar uma janela para a frente, desde que o cursor do mouse fique sobre essa janela durante um determinado período de tempo. Você poderá definir o atraso se usar a combinação da barra deslizante/campo incremental.

Dica

A definição de um atraso demasiado pequeno fará com que a mudança de janelas funcione de forma muito rápida, o que poderá levar à distração. A maioria das pessoas ficará satisfeita com um atraso de 100-300 ms. Isto é reativo o suficiente, mas permite-lhe deslizar pelos cantos de uma janela, a caminho do seu destino, sem passar essa janela para a frente.

Se você não usar a opção para auto-elevar, certifique-se de que a opção Elevar a janela ativa ao clicar esteja assinalada. Não será satisfatório se você tiver tanto as opções auto-elevar e Elevar a janela ativa ao clicar desligadas, por ter o efeito adverso de nenhuma janela poder ficar elevada nesse caso.

Ações da Barra de Título

Neste painel, você poderá configurar o que acontece às janelas sempre que clicar com o mouse nas suas barras de título.

Duplo-clique na barra de título

Nesta lista, você poderá optar por Enrolar, diversas variantes para Maximizar ou Baixar, Fechar e Em todas as áreas de trabalho.

Selecionar a opção Maximizar, fará com que o KDE maximize a janela, sempre que você fizer duplo-clique sobre a barra de título. Você poderá ainda optar por maximizar as janelas apenas na vertical ou na horizontal.

O Enrolar, por outro lado, fará com que a janela fique reduzida apenas à barra de título. Se voltar a fazer duplo-clique sobre a barra de título, irá restaurar a janela no seu tamanho normal.

Estão disponíveis opções semelhantes para o evento da roda.

Dica

Você poderá fazer com que as janelas se desenrolem automaticamente, quando passar o cursor do mouse pela sua barra de título enrolada. Basta assinalar a opção Ativar à passagem da página Avançado deste módulo. Esta é uma ótima maneira de reclamar espaço na área de trabalho, caso esteja cortando e colando entre várias janelas, por exemplo.

Barra de Título & Moldura

Esta seção permite-lhe determinar o que acontece quando você clica apenas uma vez na barra de título ou no contorno de uma janela. Lembre-se que você poderá ter várias ações diferentes associadas ao mesmo botão, dependendo se a janela está ativa ou não.

Para cada combinação de botões do mouse, estado Ativo ou Inativo, você poderá selecionar a opção mais apropriada que desejar. As ações são as seguintes:

Elevar

Irá enviar a janela para o topo da tela. Todas as outras janelas que se sobrepunham a esta ficarão escondidas por baixo dela.

Baixar

Irá mover esta janela para o fundo da tela. Isso irá tirar a janela do caminho.

Alternar entre Elevar & Baixar

Esta opção irá elevar as janelas que não estão no topo e baixar as janelas que já estão no topo.

Nada

Tal como diz, não faz nada.

Menu de Operações

Irá abrir um pequeno submenu, no qual poderá escolher os comandos relacionados com as janelas (isto é Maximizar, Minimizar, Fechar, etc.).

Botão maximizar

Esta seção permite-lhe determinar o comportamento dos três botões do mouse no botão para maximizar. Você terá a opção entre a maximização na vertical, na horizontal ou em ambas as direções.

Ações da Janela

Janela Interior Inativa

Esta parte do módulo permite-lhe configurar o que acontece quando você clicar em uma janela inativa com a roda do mouse ou com qualquer um dos três botões.

As suas opções são as seguintes:

Ativar, Elevar & Passar o Evento

Isto faz com que a janela clicada fique ativa, passando-a para o topo da tela e ainda passar o evento do botão do mouse para o aplicativo contido na janela.

Ativar & Passar o Evento

Isto faz com que a janela carregada fique ativa e ainda passe o evento do botão do mouse para o aplicativo contido na janela.

Ativar

Isto simplesmente torna a janela carregada ativa. O evento do botão do mouse não será passado ao aplicativo na janela.

Ativar & Elevar

Isto faz com que a janela carregada fique ativa e a passe para o topo da tela. O evento do botão do mouse não irá passar para o aplicativo contido na janela.

Moldura, Barra de Título & Janela Interior

Esta seção inferior permite-lhe configurar as ações adicionais, quando uma tecla modificadora (como o Alt) é pressionada juntamente com um botão do mouse numa janela.

Mais uma vez, você poderá selecionar ações diferentes para os botões Esquerdo, do Meio e Direito do mouse e para a Roda do mouse.

As suas opções são:

Mover

Permite-lhe arrastar a janela selecionada pela tela.

Baixar

Irá mover esta janela para o fundo da tela. Isso irá tirar a janela do caminho.

Nada

Tal como diz, não faz nada.

Elevar

Irá enviar a janela para o topo da tela. Todas as outras janelas que se sobrepunham a esta ficarão escondidas por baixo dela.

Redimensionar

Permite-lhe alterar o tamanho da janela selecionada.

Alternar entre Elevar & Baixar

Esta opção irá elevar as janelas que não estão no topo e baixar as janelas que já estão no topo.

Ativar

Torna esta janela ativa.

Movimentação

Janelas

Estas opções definem como as janelas aparecem na tela ao serem movimentadas.

Mostrar a geometria da janela ao mover ou redimensionar

Ative esta opção se quiser que a geometria da janela seja mostrada enquanto é movida ou redimensionada. A posição da janela em relação ao canto superior esquerdo da tela é mostrada em conjunto com o seu tamanho.

Áreas de encaixe

O resto desta página permite-lhe configurar as Zonas de Atração. Estas zonas funcionam como um campo magnético nas extremidades da área de trabalho e em cada janela, e que farão com que as janelas se colem entre si ao aproximarem-se.

Área de encaixe da borda:

Aqui você pode definir a zona de atração das bordas da tela. Mover uma janela dentro da distância configurada, fará com que ela se cole a essa borda da área de trabalho.

Área de encaixe da janela:

Aqui pode definir a zona de atração das bordas da janela. Como acontece nos bordas da tela, faz com que as janelas se 'colem' a um extremo quando movidas para perto dele.

Zona de atração do centro:

Aqui pode definir a área de atração do centro da tela, isto é a potência do campo magnético que fará com as janelas se colem ao centro da tela, caso sejam movidas para a proximidade do mesmo.

Atrair as janelas somente quando sobrepostas

Se a opção estiver assinalada, as janelas não se irão colar se só estiverem próximas umas das outras; terão de estar sobrepostas para tal, de acordo com o parâmetro de distância configurado.

Avançado

No painel Avançado, você poderá efetuar alguns ajustes mais avançados sobre o comportamento da janela.

Enrolar

Ativar à passagem

Se esta opção estiver ativa, uma janela enrolada desenrolar-se-á automaticamente quando o ponteiro do mouse se mantiver sobre a barra de título durante algum tempo. Use o campo incremental para configurar o atraso que uma janela leva para desenrolar.

Paginação da janela

Agrupar automaticamente as janelas semelhantes

Quando a opção estiver ativa, tentará detectar automaticamente quando uma janela nova é aberta e está relacionada com outra existente, de modo a colocá-la sob o mesmo grupo de janelas.

Mudar imediatamente para as janelas agrupadas de forma automática

Quando estiver ativa, muda imediatamente para as páginas novas das janelas que foram adicionadas automaticamente ao grupo atual.

Posicionamento

A política de posicionamento determina onde uma nova janela será colocada na área de trabalho. A Inteligente tentará atingir um mínimo de sobreposição de janelas, a Cascata irá colocar as janelas em cascata, a Aleatória irá usar uma posição aleatória e a Centralizada irá centralizar a janela; finalmente, a No canto irá colocar a janela no canto superior esquerdo da tela.

Janelas especiais

Ocultar as janelas utilitárias para aplicativos inativos

Se estiver ativo, as janelas utilitárias (janelas de ferramentas, menus separados...) dos aplicativos inativos ficarão ocultas e só aparecerão quando a aplicação ficar ativa. Lembre-se de que os aplicativos terão que marcar as janelas com o tipo adequado para este recurso funcionar.