Capítulo 4. Uso avançado

Menus de contexto

O Kig possui menus de contexto para os seus objetos. Experimente clicar com o botão direito do mouse num objeto para que apareça um menu de contexto. Existem várias opções: para construir outros objetos, mudar as cores, a espessura da caneta, o estilo e mesmo para ocultar, mover ou remover os objetos. Alguns dos objetos possuem opções próprias (por exemplo você poderá redefinir a criação de certos pontos, de modo a estarem restritos a uma determinada linha, se isso não era possível, etc.). Estas opções deverão ser bastante simples de compreender.

Algumas das ações no menu de contexto de um objeto precisam de outro objeto definido como referência, por exemplo:

Rodar uma forma um determinado número de graus em torno de um ponto
  1. Clique na opção ObjetosÂngulosÂngulo por Três Pontos e crie o seu ângulo de rotação desejado em algum ponto da janela do Kig, normalmente num local não incômodo. Se desejar, clique com o botão direito no ângulo e na opção Adicionar uma Legenda de TextoÂngulo em Graus.

  2. Clique com o botão direito do mouse no ângulo e selecione Definir o Tamanho e insira o tamanho novo deste ângulo na janela.

  3. Clique nos Objetos e construa o seu objeto desejado.

  4. Clique com o botão direito na sua forma e selecione a opção TransformarRodar.

  5. Defina o seu ponto desejado de rotação.

  6. Clique no seu ângulo.

  7. A sua forma foi rodada!

Transladar um objeto
  1. Clique em ObjetosVetores & SegmentosVetor e construa o objeto, selecionando o ponto inicial e final em algum ponto na janela do Kig.

  2. Para ajustar o comprimento e direção do vetor, você terá que editar o seu ponto inicial e final. Selecione-os e escolha no menu de contexto Definir a coordenada...

  3. Clique nos Objetos e construa o seu objeto desejado.

  4. Clique com o botão direito no seu objeto e selecione a opção TransformarTransladar.

  5. Selecione o vetor pelo qual transladar.