O kdesvn e as senhas

O kdesvn/Subversion é capaz de salvar senhas. O armazenamento de senhas é sempre um risco de segurança, mas torna uma interface gráfica mais fácil de usar.

Não salvar senhas

É a forma mais segura, mas às vezes é difícil de trabalhar com interfaces como a do kdesvn. Em particular, os processos em segundo plano do kdesvn iriam sempre solicitar uma senha, no caso de o repositório ter acesso restrito para operações de leitura, como atualização e a leitura do status. O mesmo aconteceria no envio e assim por diante. Por isso, se você não salvar as senhas, deverá desativar a opção Iniciar a procura de atualizações na cópia de trabalho aberta, entre outras.

Armazenamento de senhas no KWallet

O armazenamento de senhas seguro, usado por vários programas do KDE, como o KMail e o Konqueror. Se estiver salvando senhas e usar principalmente o kdesvn, deveria usar esta opção. Lembre-se de que o armazenamento criptografado não é totalmente seguro. Para mais detalhes, consulte a documentação do KWallet.

Salvando no armazenamento de senhas próprio do Subversion

Isto não é recomendado, porque as senhas são armazenadas em texto simples! Não acredita? Olhe os arquivos em ~/.subversion/auth/svn.simple. Você só deverá usar isso se usar com frequência outros clientes que não o kdesvn, como o rapidsvn, o esvn ou o cliente de linha de comando svn. Se estiver usando o cliente de linha de comando, principalmente para baixar ou fazer atualizações que não precisam de uma senha, e o kdesvn para enviar/mover/copiar, deveria usar o KWallet.

Cache de senha interno

Você pode ativar um cache interno de senhas que irá armazenar as senhas enquanto o kdesvn estiver em execução na memória. Por isso, não precisará digitar uma senha duas vezes, mesmo que não esteja salva na carteira.

Caso especial do svn+ssh

Se usar o subversion com svn+ssh, o armazenamento das senhas poderá ser feito com o ssh e o ssh-agent. Para isso, você precisa ter acesso de ssh à máquina e repositório remotos. Quando quiser armazenar algo, deverá usar a autenticação com chave pública do ssh, não a autenticação com senha (de fato, o ssh prefere a autenticação com chave pública). Para isso, você deve colocar a sua chave pública de ssh no destino, por exemplo, o sistema do repositório. As senhas do SSH nunca serão tratadas pelo armazenamento de senhas do subversion, pelo KWallet ou pelo cache de senhas interno.

Se não quiser que a senha da sua chave de SSH seja solicitada, poderá usar o ssh-agent, selecionando a opção Subversion Adicionar identidades SSH ao ssh-agent, e poderá armazenar a senha da sua chave de SSH durante a sessão atual, de forma que não seja necessário digitá-la novamente.