Associações de arquivos

Mike McBride

Tradução: Lisiane Sztoltz
revisão Plasma 5.3 (09/04/2015)

Associações de arquivos

Introdução

Um dos mais convenientes aspectos do KDE é a capacidade de relacionar automaticamente um arquivo com seu aplicativo. Como exemplo, quando você clica em seu documento favorito do Calligra Words no gerenciador de arquivos do KDE, o Calligra Words será iniciado e carregará automaticamente aquele arquivo para edição, de modo que você possa iniciar o seu trabalho.

No exemplo anterior, o arquivo do Calligra Words está associado com o Calligra Words (o aplicativo). Estas associações de arquivos são cruciais para o funcionamento do KDE.

Quando o KDE é instalado, ele automaticamente cria centenas de associações de arquivos para os mais comuns tipos de dados. Estas associações iniciais são baseadas nos aplicativos mais comumente instalados e nas preferências do usuário mais comuns.

Infelizmente, o KDE não pode:

  • predizer toda possível combinação de aplicativo e arquivos,

  • se preparar para formatos de arquivos ainda não inventados, e

  • predizer cada aplicativo preferido para cada formato de arquivo.

Você pode modificar suas associações de arquivo atuais ou adicionar novas associações usando este módulo.

Cada associação de arquivo é gravada como um tipo MIME (Multipurpose Internet Mail Extensions ou Extensões de E-mail de Múltiplo Propósito). Ele permite que um computador determine o tipo do arquivo sem precisar abri-lo e analisar o formato de cada um.

Como usar este módulo

Você poderá iniciar este módulo abrindo as Configurações do Sistema e selecionando AplicativosAssociações de Arquivos na categoria Personalização. Em alternativa, poderá iniciá-lo com o comando kcmshell5 filetypes a partir do terminal ou do KRunner.

As associações de arquivos são organizadas em várias categorias e, no mínimo, você terá que possuir:

  1. Aplicativo (application)

  2. Áudio (audio)

  3. Imagem (image)

  4. Inode (inode)

  5. Mensagem (message)

  6. Multiparte (multipart)

  7. Texto (text)

  8. Vídeo (video)

Todas as associações de arquivos estão ordenadas dentro destas categorias.

Nota

Não existe diferença funcional entre qualquer uma das categorias. Estas categorias são projetadas para ajudar a organizar as suas associações, mas não as alteram de nenhum modo.

As categorias estão listadas na caixa chamada Tipos conhecidos.

Você pode explorar cada uma destas categorias e ver as associações de arquivos, contidas em cada uma; basta clicar duas vezes no nome da categoria. Após o clique, será apresentada uma lista do tipos MIME associados naquela categoria.

Dica

Você também pode procurar por um tipo MIME em particular usando a caixa de busca, chamada Procurar tipo ou padrão de nome de arquivo, localizada acima da lista de categorias.

Basta digitar a primeira letra do tipo MIME em que está interessado. As categorias são automaticamente expandidas e somente os tipos que incluem aquela letra serão exibidos.

Você pode digitar um segundo caractere e os tipos MIME serão limitados aos tipos que contém os dois caracteres.

Adicionando um novo tipo MIME

Se você deseja adicionar um tipo MIME à sua associação de arquivos, você pode clicar no botão Adicionar.... Uma pequena caixa de diálogo surgirá. Você seleciona a categoria a partir da caixa de seleção Grupo, e digita o nome do MIME na caixa chamada Nome do tipo. Clique em OK para adicionar o novo tipo, ou clique em Cancelar para não adicionar.

Removendo um tipo MIME

Se você deseja remover um tipo MIME, basta selecionar o tipo MIME que deseja remover clicando uma vez com o mouse sobre o nome do tipo. Em seguida, clique no botão denominado Remover, e o tipo MIME será removido imediatamente.

Editando as propriedades dos tipos MIME

Antes de você editar um tipo MIME, você deve primeiro especificar qual é o tipo MIME. Navegue pelas categorias até encontrar o tipo MIME que deseja editar, e então clique uma vez sobre ele.

Logo que você tenha selecionado o tipo, os valores atuais do tipo MIME aparecerão na janela do módulo.

Você notará que os valores estão divididos em duas abas: Geral e Embutir

Geral

Existem 4 propriedades para cada tipo MIME nesta aba:

  1. Ícone do tipo MIME é o ícone que será visível quando você usar o Dolphin ou o Konqueror como gerenciador de arquivos.

  2. Padrões de nomes do arquivo é um padrão de busca que o KDE usará para determinar o tipo MIME.

  3. Descrição é uma pequena descrição do tipo do arquivo. Isto é somente para o seu benefício.

  4. Ordem de preferência dos aplicativos determina quais aplicativos serão associados com o tipo MIME específico.

Aba Embutir

A aba Embutir permite que você determine se um arquivo será visualizado dentro da janela do gerenciador de arquivos ou iniciando o aplicativo.

Mudando o ícone

Para mudar o ícone, basta clicar sobre o botão do ícone. Uma caixa de diálogo surgirá mostrando todos os ícones disponíveis. Basta clicar uma vez com o mouse sobre o ícone de sua escolha e clicar em OK.

Editando os padrões dos tipos MIME

A caixa chamada Padrões de nome do arquivo determina quais os arquivos serão incluídos dentro deste tipo MIME.

Geralmente os arquivos são selecionados baseados em seu sufixo (exemplos: arquivos com final .wav são arquivos de som que usam o formato WAV, e os arquivos com final .c são programas escritos em C).

Você deve digitar a sua máscara de nome de arquivo nesta caixa combinada.

O asterisco (*) é um caractere curinga, que será usado em quase toda máscara de tipo MIME. Uma discussão completa sobre curingas está fora do escopo deste manual, mas é importante entender que o asterisco (neste contexto), combina com qualquer número de caracteres. Como exemplo: *.pdf combinará com Arquivo.pdf, Gráficos.pdf e Usuário.pdf, mas não com PDF, Arquivo.PDF ou .pdf.

Dica

É muito benéfico possuir várias máscaras, uma para letras minúsculas, outra para maiúsculas, etc. Isto ajudará a assegurar que o KDE possa determinar o tipo do arquivo com mais exatidão.

Editando a descrição dos tipos MIME.

Você pode digitar uma pequena descrição do tipo MIME na caixa de texto chamada Descrição. Isto irá ajudá-lo, e não irá afetar a função do tipo MIME.

Editando as associações de aplicativos

Existem cinco botões (Mover para cima, Mover para baixo, Adicionar, Editar e Remover) e uma caixa de listagem (que lista os aplicativos) que são usados para configurar os aplicativos.

A caixa de listagem lista todos os aplicativos associados com um tipo MIME específico. A lista está em uma ordem específica, e o primeiro aplicativo na lista será o primeiro aplicativo tentado. O aplicativo seguinte na lista será o segundo, e assim por diante.

Nota

O que significa dizer que existe mais de um aplicativo para um tipo MIME? Por que isto é necessário?

Iniciamos dizendo que o KDE vem pré-configurado com centenas de associações de arquivos. Na realidade, cada sistema onde o KDE é instalado possui uma seleção diferente de aplicativos. Por permitir múltiplas associações por tipo MIME, o KDE pode continuar a operar quando um certo aplicativo não estiver instalado no sistema.

Como exemplo:

Para o tipo MIME pdf, existem dois aplicativos associados com este tipo de arquivo. O primeiro programa chama-se Okular. Se o seu sistema não tiver o Okular instalado, então o KDE inicia imediatamente o segundo aplicativo, o Krita. Como você pode ver, isto ajuda a manter o KDE rodando normalmente, enquanto você adiciona e remove aplicativos.

Foi estabelecido que a ordem é importante. Você pode modificar a ordem dos aplicativos clicando uma vez sobre o aplicativo que deseja mover, e então clicando em Mover para cima ou em Mover para baixo. Isto deslocará o aplicativo atualmente selecionado para cima ou para baixo, na lista de aplicativos.

Você pode adicionar novos aplicativos à lista clicando no botão Adicionar. Uma caixa de diálogo irá aparecer e, usando esta caixa, você poderá selecionar o aplicativo que deseja usar para este tipo MIME. Clique em OK quando tudo estiver feito, e o aplicativo será adicionado à lista atual.

Para mudar as opções de um aplicativo para um determinado MIME selecione-o na lista e então pressione o botão Editar.... Isto abre uma nova janela com as páginas Geral, Permissões, Aplicativo e Visualização. Na página Aplicativo você pode editar o Nome, Descrição e Comentário. No campo Comando você pode ter diversos curingas após o comando, que serão substituídos com os valores reais quando o programa for executado:

  • %f - um nome de arquivo único

  • %F - uma lista de arquivos; use nos aplicativos que podem abrir vários arquivos locais de uma vez

  • %u - uma única URL

  • %U - uma lista de URLs

  • %d - a pasta do arquivo a abrir

  • %D - uma lista de pastas

  • %i - o ícone

  • %m - o mini-ícone

  • %c - o título

Você pode remover um aplicativo (garantindo, desse modo, que o aplicativo nunca será executado com este tipo MIME) clicando uma vez no nome do aplicativo e em seguida, no botão Remover.

Dica

É uma boa ideia usar os botões Mover para cima e Mover para baixo, para ajustar o aplicativo em uma posição inferior na lista, em vez de remover o aplicativo inteiramente da lista. Uma vez que você tenha removido o aplicativo, e seu aplicativo preferido fique comprometido, não existirá um aplicativo para visualizar o documento.

Embutir

Estas opções só são válidas quando o Konqueror for usado como gerenciador de arquivos. O Dolphin não é capaz de usar vistas embutidas e sempre abre um arquivo na aplicação associada a ele.

Ao clicar na aba Embutir, serão apresentados quatro botões de opção dentro da seção chamada Ações do botão esquerdo do mouse. Isto determina como o gerenciador de arquivos visualiza o tipo MIME selecionado:

Mostrar o arquivo em um visualizador embutido

Se isto estiver selecionado, o arquivo será mostrado dentro da janela do gerenciador de arquivos.

Mostrar o arquivo em um visualizador separado

Isto fará com que uma janela separada seja criada, para mostrar este tipo MIME.

Usar as configurações do grupo 'application'

Isto fará com que o tipo MIME use as configurações para o grupo do tipo MIME (se você estiver editando um tipo MIME de áudio, então as configurações do grupo de áudio serão usadas).

Perguntar se deseja salvar no disco

Esta opção só se aplica ao Konqueror no modo de navegador e determina se o arquivo é apresentado num visualizador incorporado ou se é pedido para salvar o arquivo no disco em alternativa.

Abaixo disto existe uma caixa de listagem chamada Ordem de preferência de serviços.

Quando usar um gerenciador de arquivos, como o Konqueror ou o Dolphin, você poderá clicar com o botão direito para fazer aparecer um menu com um item chamado Abrir com.... Esta listagem exibe os aplicativos que aparecerão, na ordem indicada, neste menu.

Você pode usar os botões Mover para cima e Mover para baixo para modificar a ordem.

Tornando as mudanças permanentes

Quando você estiver fazendo qualquer mudança nos tipos MIME, clique no botão Aplicar para tornar as mudanças permanentes, mas continue no módulo.