Baixar um Módulo do Repositório

Agora que você definiu com sucesso sua localização do repositório, e importou os arquivos iniciais para o repositório, é hora de obter o módulo do repositório CVS, criando sua cópia de trabalho.

Você deve também saber o nome da ramificação ou tag que deseja usar.

Ramificações de um módulo são versões paralelas deste módulo. Um bom exemplo prático do uso deste recurso é o lançamento de um projeto de software. Após uma versão principal, existem erros no código que devem ser concertados, mas as pessoas desejam adicionar novos recursos ao aplicativo também. É muito difícil fazer as duas coisas ao mesmo tempo porque novos recursos normalmente introduzem novos erros, tornando difícil rastrear os antigos. Para resolver este dilema, o CVS permite que você crie uma versão paralela, que nós chamaremos de ramificação da versão estável, onde você pode somente adicionar correções de erro, deixando a ramificação principal (HEAD) aberta para adição de novos recursos.

Tags são usadas para marcar uma versão do projeto. O CVS estampa uma versão de cada arquivo com a tag, de modo que quando você baixa ou atualiza para uma tag específica, você obterá as mesmas versões de arquivo. No entanto, ao contrário das ramificações, tags não são dinâmicas: você não pode desenvolver uma tag. Tags são úteis para marcar versões, grandes mudanças no código, etc. Usando tags, você pode facilmente retornar o projeto a um estado anterior, para reproduzir e rastrear erros, gerar o código de lançamento novamente, etc.

Figura 2.3. Uma captura de tela do diálogo de verificar do Cervisia

Uma captura de tela do diálogo de verificar do Cervisia

Repositório:

O nome do repositório CVS, também conhecido por $CVSROOT. A lista abaixo apresenta os repositórios que você inseriu anteriormente com a janela Configurar Acesso aos Repositórios. Se o repositório for remoto, certifique-se de que a autenticação funciona; veja isso em “Acessando O Repositório”.

Módulo:

O nome do módulo a ser baixado. Se você estiver trabalhando com um repositório existente, você provavelmente poderá obter este nome a partir do administrador do sistema, ou se ele é um repositório de código aberto, você pode obter os nomes dos módulos a partir dos sites do projeto. Se você deseja criar um novo módulo a partir do zero usando um repositório local, simplesmente crie uma nova pasta na pasta raiz do repositório local. O nome da pasta será o mesmo do módulo vazio.

Alternativamente, se o repositório possui um arquivo $CVSROOT/modules, você pode obter uma lista dos módulos disponíveis clicando no botão Obter Lista.

Observe que é possível baixar qualquer subpasta existente do módulo, sem obter o resto do módulo. Simplesmente insira o caminho para a subpasta.

Marca de ramificação:

O nome da ramificação ou tag que você deseja baixar. Se você deixar este campo vazio, o Cervisia obterá a ramificação principal (HEAD).

Pasta de trabalho:

A pasta na qual o módulo deve ser baixado. Observe que a pasta de nível superior da cópia de trabalho é nomeada após o módulo que você está obtendo, a menos que você forneça um nome alternativo no campo Baixar como:.

Baixar como:

Isto faz com que os arquivos da cópia de trabalho sejam baixados em uma pasta alternativa dentro da pasta de trabalho ao invés de usar a pasta com o nome do módulo.

Exportar somente

Se você assinalar esta opção, os arquivos serão exportados em vez de ser feito um 'checkout'. A exportação obtém uma cópia dos arquivos do módulo sem as pastas administrativas do CVS. Por exemplo, a exportação poderá ser usada para preparar o código-fonte para um lançamento.

Baixar recursivamente

Baixar todos os arquivos e pastas recursivamente.