Outras Características

Células e Áreas Nomeadas

Você pode fornecer um nome como foo para uma célula ou para qualquer área de uma planilha selecionando a célula ou área e então selecionando Nome da Área... do menu acionado pelo botão direito do mouse. Isto trará a caixa de diálogo Nome de Área onde você poderá inserir qualquer nome que desejar.

Você pode também nomear uma célula ou área selecionando-a e então digitando o nome na pequena caixa de texto à esquerda da barra de ferramentas Fórmula, sobrescrevendo a referência da célula que normalmente aparece.

Se você inserir um nome que já estiver sendo usado na caixa de texto a seleção do Calligra Sheets mudará para mostrar a célula nomeada.

A opção DadosÁreas com nome... irá mostrar-lhe uma lista com os nomes existentes e irá permitir a alteração do foco do Calligra Sheets para qualquer um deles e ainda remover um nome.

Células nomeadas são particularmente úteis em fórmulas como uma alternativa para referência absoluta de célula uma vez que nomes podem ser usados no lugar das referências normais à célula e não mudam quando a célula contendo a fórmula é copiada. Quando um nome é usado deste modo ele deverá ser envolvido em aspas simples.

Por exemplo, se a célula A1 possui o nome fred então você pode inserir uma fórmula como ='fred' + 2 em outra célula que sempre fornecerá o resultado da adição de 2 ao valor em A1 não importa onde a célula da fórmula seja copiada.

Observe que os nomes de célula e área são tratados com sendo em minúsculas.

Comentários de Célula

Uma célula pode conter um comentário de texto que pode ser visualizado durante o trabalho na planilha mas que não é impresso e não é visto normalmente.

Para adicionar um comentário, selecione a célula e escolha a opção Comentário... do menu de contexto do botão direito ou a opção do menu Inserir e digite o seu comentário na janela Comentário da célula.

Para ver o comentário, posicione o ponteiro do mouse sobre a célula. O comentário aparecerá como se fosse uma dica.

Se você assinalar a opção Mostrar o indicador do comentário da página Propriedades da Planilha da janela, as células que contiverem comentários terão um pequeno triângulo vermelho no canto superior direito.

Para abrir esta janela, clique com o botão direito nos separadores de planilhas, no fundo da janela principal, e selecione as Propriedades da Planilha do menu de contexto. Você pode também selecionar o menu FormatarPlanilha.

Para remover um comentário de uma célula, selecione Remover comentário no menu acionado pelo botão direito do mouse ou escolha EditarLimparComentário.