Gestão de Tipos de Letra

Craig Drummond

Tradução: José Pires
revisão Plasma 5.3 (2015-04-08)

Gestão de Tipos de Letra

Este módulo é responsável por instalar, desinstalar, antever e gerir os seus tipos de letra.

Grupos de Tipos de Letra

Existem 4 grupos especiais de tipos de letra predefinidos:

  1. Todos os Tipos de Letra Isto irá mostrar todos os tipos de letra, sejam pessoais ou do sistema.

  2. Tipos de Letra Pessoais Os tipos de letra apresentados serão os seus tipos de letra pessoais, que não estarão disponíveis para os outros utilizadores.

  3. Tipos de Letra do Sistema Os tipos de letra mostrados serão os que estão disponíveis para todos os utilizadores. Se instalar ou remover um tipo de letra a nível do sistema, irá necessitar de permissões de administração.

  4. Não-Classificados Isto irá mostrar todos os tipos de letra que não tenham sido colocados em quaisquer grupos definidos pelo utilizador. Este grupo só aparecerá se tiver algum grupo definido por si.

Para adicionar um tipo de letra a um grupo, arraste-o da lista de tipos de letra para um grupo. Para remover um tipo de letra de um grupo, arraste o tipo de letra para o grupo Todos os Tipos de Letra.

Por baixo desta lista, irá encontrar botão para criar ou remover um grupo, ou ainda activar ou desactivar os tipos de letra do grupo actual.

No menu de contexto desta lista, irá ter itens de menu adicionais para imprimir as amostras de tipos de letra ou ainda exportar um tipo de letra para um pacote ZIP.

Activar e Desactivar

Os utilizadores com diversos tipos de letra poderão achar útil ter apenas certos tipos de letra activos em determinadas alturas. Para facilitar isto, este módulo permitir-lhe-á desactivar individualmente alguns tipos de letra ou mesmo grupos inteiros. Ao desactivar um tipo de letra não o está a remover do sistema; simplesmente esconde-o para que não apareça mais nas aplicações. Se voltar a activar um tipo de letra, permitirá de novo que este seja usado.

Lista de Tipos de Letra

A área principal é uma lista com os tipos de letra instalados, agrupados de acordo com o nome da família destes - o número entre parêntesis rectos representa o número de estilos instalados para essa família. P.ex., o tipo de letra Times pode aparecer como:

  • Times [4]

    • Normal

    • Itálico

    • Negrito

    • Negrito Itálico

Para instalar um tipo de letra, carregue no botão Adicionar... e seleccione os tipos de letra desejados na janela do ficheiro. O grupo de tipos de letra seleccionado irá controlar onde os tipos de letra serão instalados.

Para desinstalar os tipos de letra, seleccione os tipos de letra apropriados na lista e carregue no botão Apagar....

Carregue com o botão direito do rato para abrir um menu de contexto com algumas acções adicionais, como o Activar, o Desactivar, o Imprimir, o Abrir no Visualizador de Tipos de Letra e o Recarregar.

Filtragem de Tipos de Letra

Um campo de texto que lhe permite filtrar a lista de tipos de letra. Poderá filtrar os tipos de letra com base em diferentes categorias:

  1. Família.

  2. Estilo.

  3. Fundação.

  4. Ocorrência no FontConfig. Isto permite-lhe indicar o nome de uma família e ver a família que o 'fontconfig' irá usar de facto.

  5. Família do tipo de letra.

  6. Nome do ficheiro do tipo de letra.

  7. Localização do ficheiro do tipo de letra.

  8. Sistema de escrita.

Obter Tipos de Letra Novos

Os tipos de letra novos podem ser instalados a partir de ficheiros locais ou obtidos a partir do kde-look.org. A opção Obter Tipos de Letra Novos do botão de ferramentas (localizado acima da lista de grupos), permite-lhe instalar os tipos de letra do kde-look.org. Os tipos de letra transferidos desta forma serão instalados no seu grupo Tipos de Letra Pessoais. Para os instalar em todo o sistema, terá de os mover para o grupo Tipos de Letra do Sistema - podê-lo-á fazer se arrastar os tipos de letra para esse grupo, mas irá precisar de privilégios de administração.

Tipos de Letra Duplicados

Se tiver vários tipos de letra instalados no seu sistema, é possível que venha a ter duplicados.

Se tiver diversos tipos de letra instalados no seu sistema, é possível ficar com duplicados. A ferramenta para Procurar Tipos de Letra Duplicados... é uma aplicação simples que irá pesquisar o seu sistema à procura de tipos de letra que tenham vários ficheiros associados a eles. Por exemplo, se tiver o times.ttf e o times.TTF instalados na /usr/local/share/fonts, o mecanismo de tipos de letra subjacente (chamado FontConfig) só irá ver um destes. Por isso, se desinstalasse o tipo de letra, ele iria aparecer à mesma, atendendo a que só um dos ficheiros teria sido removido. Ao executar esta ferramenta, irá produzir uma janela que enumera cada um dos tipos de letra que têm vários ficheiros, assim como a lista de ficheiros correspondente. Para seleccionar um ficheiro para remoção, carregue na coluna que contém o ícone do caixote do lixo.

Antevisão

Isto gera uma antevisão do texto com vários tamanhos de letra.

Se usar o menu de contexto, poderá ampliar ou reduzir, seleccionar um tipo de antevisão (Antevisão Normal ou Todos os Caracteres) ou ainda mudar o texto da antevisão.