Arranque

Anne-Marie Mahfouf

Tradução: José Pires
revisão Plasma
5.4 (2015-07-22)

Gestor do Arranque

Este módulo é uma ferramenta de configuração para gerir os programas que arrancam em conjunto com o seu Plasma™ pessoal. Permite-lhe adicionar programas que sejam iniciados automaticamente durante o arranque do Plasma™, assim como geri-los.

Nota

Lembre-se que, neste módulo, todas as alterações são aplicadas imediatamente.

O programa percorre a $HOME/.config/autostart/, a sua pasta de $KDEHOME/.config/plasma-workspace/env e a $HOME/.config/plasma-workspace/shutdown para verificar os programas que já lá estão, para os apresentar. Permite fazer a sua gestão de forma muito simples.

Nota

A funcionalidade de arranque automático tem um erro, sendo que, de momento, não é possível executar um programa após o arranque da sua sessão do Plasma™.

Nota

Lembre-se que pode modificar a localização da pasta Autostart, em Detalhes da ContaLocalizações na categoria Aparência e Comportamento Comuns no Configuração do Sistema e definir uma pasta diferente de $HOME/.config/autostart.

Por favor, leia também a Sessão do Ambiente de Trabalho e os Serviços em Segundo Plano para obter informações de configuração do comportamento no arranque da sua sessão do Plasma™.

Algumas aplicações do KDE lidam com o comportamento de arranque automático por si só; isto é poderá activar ou desactivar o arranque automático de uma aplicação na janela de configuração (KAlarm) ou poderá optar por usar o FicheiroSair (Konversation, Kopete); caso contrário, as aplicações irão continuar a correr na bandeja do sistema e serão reiniciadas no próximo arranque de sessão.

Migração a Partir da Área de Trabalho do KDE 4

Para migrar a partir da sua configuração pessoal do arranque da Área de Trabalho do KDE 4:

Copie os ficheiros '.desktop' do $HOME/.kde/Autostart para o $HOME/.config/autostart
Copie os ficheiros dos programas de pré-arranque de $HOME/.kde/Autostart para $HOME/.config/plasma-workspace/env
Copie os ficheiros de programas de encerramento de $HOME/.kde/Autostart para $HOME/.config/plasma-workspace/shutdown

Visualização dos ficheiros

A componente principal do módulo mostra os programas que são carregados quando o Plasma™ arranca e que são executados quando o Plasma™ arranca, termina ou mesmo antes do arranque do Plasma™.

Nome

Não poderá corrigir esta coluna. A mesma apresenta o nome do programa que deseja iniciar com o Plasma™. O nome é extraído do ficheiro 'Desktop', a partir do campo 'Name' de um programa, correspondendo ao nome do ficheiro do programa.

Comando

Esta coluna apresenta os comandos que são executados para iniciar o programa. Os comandos poderão ser modificados através do botão de Propriedades ou fazendo duplo-click na linha do programa. O comando é extraído a partir do ficheiro 'Desktop', usando o campo 'Exec'.

Para um programa, o comando é a localização deste, pelo que não poderá ser modificado.

Estado

Esta opção só está disponível para os programas através dos ficheiros 'Desktop'. Poderá manter um programa na pasta Autostart mas querer desactivar a sua execução no arranque do Plasma™. A definição do programa como Inactivo não o fará executar no arranque.

Se desligar o estado de um programa como Activo define a variável 'Hidden' do ficheiro 'Desktop' como sendo verdadeira na pasta Autostart.

Executar Em

Os programas (ficheiros 'Desktop') só poderão ser executados no arranque. Os programas genéricos poderão ser executados no Arranque, Encerramento ou no Pré-Arranque do KDE. Esta coluna permite-lhe alterar quando o seu programa é executado. O arranque é quando o KDE é iniciado, o encerramento ocorre quando você sair do Plasma™ e o pré-arranque do KDE é antes de o Plasma™ iniciar.

Os programas e os ficheiros 'destkop' definidos para correr no Arranque são copiados ou terão ligações simbólicas em $HOME/.config/autostart e serão executados no arranque do Plasma™.

Os programas configurados para ser executados no Encerramento são copiados ou terão ligações simbólicas para a pasta $HOME/.config/plasma-workspace/shutdown, sendo executados automaticamente quando o Plasma™ for encerrado, após o fim da sessão do utilizador.

Os programas configurados para executar no Pré-Arranque do KDE são copiados ou terão ligações simbólicas para a pasta $HOME/.config/plasma-workspace/env e serão executados durante o arranque do KDE (o programa startkde carregá-los-á para os programas aqui).

Nota

Apenas os programas com extensão .sh serão lidos pelo Plasma™ no Pré-Arranque do KDE e Encerramento.

Acções

Do lado direito, terá alguns botões para mudar a forma como o Arranque é configurado. Poderá adicionar programas, removê-los ou alterar as suas propriedades.

Adicionar um Programa

Se carregar neste botão, irá mostrar a janela normal do Plasma™ para Escolher uma Aplicação e permite-lhe escolher o programa que deseja iniciar. Depois de escolher o programa, ao carregar em OK irá mostrar as propriedades deste programa.

Isto irá copiar o ficheiro Desktop do programa para a sua pasta Autostart.

Adicionar um Programa

Este botão abre uma janela que lhe pede a localização do programa que deseja adicionar. Se manter a opção Criar como ligação simbólica assinalada (como está por omissão), então o programa será adicionado como uma ligação simbólica. Se desligar esta opção, então o programa será copiado para a pasta local correspondente.

Remover

O botão Remover irá apagar imediatamente o ficheiro Desktop do programa ou a ligação simbólica da pasta Autostart.

Propriedades

Este botão (apenas activo para os programas, isto é ficheiros 'desktop') permite-lhe modificar as propriedades do programa. Terá propriedades gerais, propriedades de permissões, uma antevisão (quando for aplicável) e propriedades relacionadas com a aplicação, no caso dos programas.

Avançado

Este botão só se aplica nos programas (isto é ficheiro 'Desktop'). Irá aparecer uma janela que lhe pergunta se deseja que o programa se inicie automaticamente apenas no Plasma™ (e não nos outros ambientes de trabalho que possa executar). Por omissão, o programa irá iniciar automaticamente em todos os ambientes de trabalho. Se assinalar a opção Iniciar automaticamente apenas no KDE, irá arrancar automaticamente o programa apenas quando iniciar o ambiente de trabalho do Plasma™.

Isto configura o valor 'KDE' no campo 'OnlyShowIn' do ficheiro 'Desktop' do programa.