Verificação Ortográfica

Lauri Watts

Tradução: José Pires
revisão Plasma 5.3 (2015-04-09)

Verificação Ortográfica

As opções de configuração aqui disponíveis são utilizadas por todas as aplicações do KDE que utilizam o Sonnet, que é uma interface para os diversos sistemas de verificação ortográfica livres.

Para usar o Sonnet, terá de instalar os verificadores ortográficos como isto é o GNU Aspell, o Hspell ou o Hunspell e, adicionalmente, os dicionários correspondentes para a sua língua.

As opções de configuração aqui seleccionadas poderão ser substituídas em cada aplicação.

Escolha na lista Língua predefinida entre os dicionários disponíveis, qual o que deverá ser utilizado para o Sonnet.

Opções de Ortografia

Activar a detecção automática da língua

Esta funcionalidade baseia-se em diversas heurísticas (programa usado, correspondência de trigramas e classificação da língua nas línguas disponíveis na infra-estrutura de verificação ortográfica). Isto permite-lhe mudar automaticamente de língua num ambiente multilingue.

Verificação ortográfica automática activada por omissão

Se esta opção estiver assinalada, será verificada a ortografia das palavras no seu documento, à medida que as vai escrevendo. O texto errado terá uma linha a vermelho por baixo dele.

Ignorar todas as palavras maiúsculas

Se esta opção estiver assinalada, será verificada a ortografia de qualquer palavra que consista apenas por letras em maiúsculas.

Dica

Isto é útil para os documentos que usam uma grande quantidade de acrónimos. Se esta opção estiver desligada, a maioria desses acrónimos será marcada indevidamente. Se assinalar esta opção, os acrónimos não serão marcados como errados.

Ignorar palavras coladas

Se esta opção estiver seleccionada, então as palavras que aparecem no dicionário em separado, mas que estejam coladas, são consideradas como erros ortográficos. Por exemplo, mesmo que o desperta e o dor existam no seu dicionário, mas se o despertador não constar, então isto será considerado um erro sintáctico.

Dica

Se assinalar esta opção, irá evitar que as aplicações considerem os endereços de e-mail e páginas Web como sendo erros ortográficos. Esses endereços normalmente contêm palavras pegadas.

Palavras a ignorar

A metade inferior desta janela permite-lhe designar algumas palavras específicas (que podem ser terminologias especializadas, nomes próprios, etc.) que deverão ser ignoradas pelo programa ortográfico.

Adicionar uma palavra à lista de palavras a ignorar

Para adicionar uma palavra, escreva-a no campo de texto e carregue no botão Adicionar.

Apagar uma palavra da lista de palavras a ignorar

Para remover uma palavra, seleccione a palavra na lista que contém todas as palavras a ignorar, carregando nela com o botão esquerdo do rato. Agora, carregue no botão Remover.

Quando estiver satisfeito com as alterações, basta carregar em Aplicar.

Se carregar no botão Predefinições, repõe todos os valores predefinidos para as opções.