Atalhos

Mike McBride

Jost Schenck

Tradução: José Pires
revisão Plasma 5.8 (2016-09-17)

Atalhos

Introdução

Apesar da maioria das funcionalidades oferecidas pelo Plasma™ poder ser acedida através de um simples click de rato, muitas pessoas preferem usar o teclado para algumas tarefas. Carregando em algo do género Ctrl+F é frequente mais rápido do que desviar as mãos do teclado para o rato, abrir o menu Editar e seleccionar Procurar.

Como as diferentes pessoas têm preferências diferentes acerca dos atalhos de teclado, o Plasma™ possibilita a personalização completa dos atalhos de teclado. Um atalho é uma associação de uma acção com uma tecla ou combinação de teclas.

Atalhos-Padrão e Globais

Os Atalhos-Padrão e os Atalhos Globais funcionam da mesma maneira. De facto, de certo modo os atalhos-padrão ou de aplicações são também globais. A única diferença é:

  • Os atalhos-padrão do teclado referem-se às acções que estão disponíveis nas aplicações, como Gravar, Imprimir, Copiar, etc.

  • Os Atalhos globais são atalhos para as acções que fazem sentido, mesmo quando não está nenhuma aplicação aberta. Estes atalhos referem-se normalmente a acções como a mudança de ecrã, a manipulação de janelas, etc.

Lembre-se que os atalhos de aplicações aqui configurados são apenas as acções 'standard' normalmente encontradas nas aplicações. A maioria das aplicações irão definir as suas próprias acções, para as quais terá de personalizar as configurações de teclas na janela de configuração da própria aplicação.

Página de Atalhos-Padrão

No topo desta janela, irá ver um campo de texto onde poderá procurar de forma interactiva pelos nomes dos atalhos (isto é Copiar) ou pela combinação de teclas (isto é Ctrl+C), escrevendo-os aqui.

Por baixo do campo de pesquisa, irá ver uma lista com as combinações de teclas, isto é as associações entre as acções (isto é Copiar) apresentadas na coluna Acção e as teclas ou combinações de teclas (isto é Ctrl+C) que aparecem na coluna Atalho ou Alternativa.

Página de Atalhos Globais

À esquerda desta página, existe uma lista que lhe permite seleccionar um Componente, como o KWin, a Área de Trabalho do Plasma, etc.. Os atalhos definidos para o componente seleccionado são apresentados na coluna Acção e Global da lista.

Esta página tem o mesmo campo de pesquisa que a página de Atalhos-Padrão.

Use o ou o para adicionar ou remover um componente.

Carregue na coluna Ficheiro à direita para importar/exportar um esquema ou limpar todos os atalhos.

Os atalhos globais podem agora ser configurados para saltar para tarefas específicas dentro de uma aplicação.

Por omissão, poderá abrir o menu de aplicações, bastando para tal carregar na tecla Meta.

Definir a Configuração de Teclas

A configuração das teclas é relativamente simples. No meio destes módulos de configuração de teclas do Configuração do Sistema, irá encontrar uma lista com as acções disponíveis. Se existir uma combinação de teclas para essa acção, estará representada logo à sua direita. Basta seleccionar a acção que deseja configurar.

Depois de seleccionar uma acção na lista, irá reparar que a maioria dos controlos por baixo da lista de acções ficam activos e irão aparecer duas opções adicionais por baixo deste item na lista. Aí, poderá configurar uma combinação de teclas ou não associar de todo uma combinação de teclas para a acção seleccionada.

  • Predefinição: a acção seleccionada será associada com o valor predefinido pelo KDE. Esta é uma boa opção para a maioria das acções, dado que o KDE vem com configurações de teclas razoáveis, segundo a opinião dos criadores.

  • Personalizada: se esta opção estiver activa, o utilizador poderá criar uma combinação de teclas. Carregue no botão Nenhum ou que tem o atalho personalizado seleccionado anteriormente. Agora o botão muda para Entrada. Depois, poderá seleccionar qualquer modificador (isto é, Shift, Ctrl ou Alt) e então seleccionar uma tecla normal ou de funções (isto é F11) que deseja associar a esta combinação.

    Se carregar na coluna Alternativa da linha seleccionada, poderá alterar o segundo atalho para a acção.