Teclado

Mike McBride

Anne-Marie Mahfouf

Tradução: José Pires
revisão Plasma 5.7 (2016-03-18)

Este módulo permite-lhe escolher como funciona o seu teclado.

Existem três páginas neste módulo.

A página 'Hardware'

O efeito em si da alteração destas opções depende das características do 'hardware' do seu teclado e do servidor X onde o Plasma™ está a correr. Por exemplo, poderá vir a reparar que a mudança do volume do 'click' das teclas não tem efeito, porque essa opção não está disponível no seu sistema.

Modelo do teclado:

Aqui poderá definir o modelo do seu teclado. Esta opção é independente da disposição do teclado e diz respeito ao modelo de "hardware", i.e., a forma como o seu teclado foi fabricado. Os teclados modernos, que vêm hoje em dia com o seu computador, têm normalmente duas teclas extra, sendo referidos como modelos de "104-teclas", que será o que provavelmente irá querer, caso não saiba qual o tipo de teclado que tem.

NumLock no Arranque do Plasma

Poderá optar entre deixar sempre Ligado ou Desligado o NumLock quando o Plasma™ arranca, assim como poderá optar por deixá-lo como está, enquanto o Plasma™ arranca.

Repetição do Teclado

Quando esta opção está seleccionada, na altura em que você carregar numa tecla e a mantém carregada, o sistema emite o mesmo carácter repetidamente até a tecla ser largada, isto é, terá o mesmo efeito do que se tivesse sido carregada muitas vezes sucessivas.

Dica

A maioria dos utilizadores quererá ter esta opção activada, porque torna a navegação pelos documentos com as teclas dos cursores muito mais fácil.

Atraso

Esta opção permite-lhe definir o atraso ao fim do qual uma tecla carregada irá começar a gerar códigos de teclas.

Taxa

Esta opção permite-lhe definir a frequência com que são gerados os códigos de teclas ao carregar numa.

Escreva alguns caracteres na Área de testes para verificar as definições.

Muitos computadores não suportam esta função.