Acessibilidade

Mike McBride

Tradução: Pedro Morais
revisão Plasma 5.3 (2015-04-09)

Acessibilidade

Introdução

Este módulo foi concebido para ajudar os utilizadores que têm dificuldade em ouvir avisos sonoros, ou que têm dificuldade em utilizar o teclado.

O módulo está dividido em quatro páginas: Campainha, Teclas modificadoras, Filtros do Teclado e Gestos de Activação.

Campainha

Este painel está dividido numa secção Campainha Audível e uma secção Campainha Visível.

A opção no topo com o nome Utilizar a Campainha do Sistema, determina se a campainha normal toca. Se esta opção não estiver seleccionada, a campainha do sistema não emitirá nenhum som.

A opção directamente abaixo pode ser utilizada para tocar um som diferente sempre que a campainha do sistema é despoletada. Para activar, seleccione a opção com o nome Utilizar uma campainha personalizada e introduza a localização completa do ficheiro com o som no campo Som a Reproduzir. Se quiser, poderá utilizar o botão Escolher para navegar pelo seu sistema de ficheiros e encontrar o ficheiro exacto.

Para os utilizadores que têm dificuldades em ouvir a campainha do sistema, ou para os utilizadores cujos computadores não conseguem reproduzir sons, o KDE oferece a campainha visível. Esta campainha pode dar um sinal visual (inverter o ecrã ou piscar uma cor no ecrã) nas situações em que a campainha do sistema iria tocar.

Para utilizar a campainha visível, comece por seleccionar a opção com o nome Utilizar uma campainha visível.

Poderá então seleccionar este Inverter ecrã, ou Piscar ecrã. Se optar por Inverter ecrã, todas as cores no ecrã serão invertidas. Se escolher Piscar cor, poderá escolher a cor, carregando para tal no botão à direita da opção Piscar ecrã.

A barra deslizante pode ser utilizada para ajustar a duração da campainha visível. O valor por omissão é 500ms, ou seja, meio segundo.

Teclas modificadoras

Existem duas secções neste painel, a Teclas Fixas e as Teclas de Bloqueio.

Usar Teclas Fixas

Se esta opção estive seleccionada, o utilizador pode pressionar e largar as teclas Shift, Alt ou Ctrl, e depois carregar noutra tecla para obter uma combinação de teclas (exemplo: Ctrl+Alt+Del poderia ser feito com Ctrl seguido de Alt seguido de Del).

Nesta secção também está uma opção Trancar as Teclas Fixas. Se esta estiver seleccionada, as teclas Alt, Ctrl, e Shift ficam seleccionadas até que sejam desactivadas de novo pelo utilizador.

Por exemplo:

Com a opção Trancar as teclas fixas desactivada:

O utilizador carrega na tecla Shift, e carrega de seguida na tecla F. O computador traduz esta acção em Shift+F. Se o utilizador de seguida carregar na tecla P, o computador recebe a letra p (sem o Shift).

Com o Trancar as teclas fixas activado:

Se o utilizador carregar na tecla Shift duas vezes e carregar de seguida na tecla F, o computador traduz esta acção em Shift+F. Se o utilizador de seguida carregar na tecla P, o computador interpreta isto como a letra P (Shift+P). Para desligar a tecla Shift, carregue nela de novo.

Filtros do Teclado

Existem duas secções neste painel.

Usar as teclas lentas

Se esta opção estiver activa, o utilizador tem de manter a tecla carregada durante um período de tempo específico (ajustável com a barra deslizante), antes que a tecla seja aceite. Isto previne o pressionar acidental de teclas.

Usar as teclas sonoras

Se esta opção estiver seleccionada, o utilizador tem que esperar um intervalo de tempo específico (configurado com a barra) antes que a próxima tecla seja aceite. Isto evita que as pessoas carreguem na mesma tecla mais do que uma vez sem querer.

Gestos de Activação

Existem duas secções neste painel.

Gestos de Activação com estas opções:

Usar os gestos para activar as teclas fixas e lentas
Aqui poderá activar os gestos do teclado que activam as seguintes funcionalidades:
Rato por Teclado: Carregue em Shift+NumLock
Teclas fixas: Carregue em Shift 5 vezes consecutivas
Teclas lentas: Mantenha carregado o Shift durante 8 segundos
Desligar as teclas fixas e lentas ao fim de um dado período de inactividade

Notificação com estas opções:

Usar a campainha do sistema sempre que for usado um gesto para activar ou desactivar uma função de acessibilidade
Mostrar uma janela de confirmação quando uma função de acessibilidade do teclado for activada ou desactivada
Se esta opção estiver assinalada, o KDE irá mostrar uma janela de confirmação, sempre que uma dada funcionalidade de acessibilidade seja activada ou desactivada.
Certifique-se que sabe o que está a fazer quando a desligar, dado que a configuração da acessibilidade do teclado será sempre aplicada sem qualquer confirmação.
Use o mecanismo de notificações do sistema do KDE para saber quando uma funcionalidade de acessibilidade do teclado é activada ou desactivada

Carregue no botão para Configurar as Notificações, de modo a abrir uma janela que lhe permite editar as notificações das mudanças de estado de todas as teclas.