'Joystick'

Michael Anderson

Tradução: José Pires
revisão Plasma 5.3 (2015-04-09)

Módulo de configuração do 'joystick'

Este módulo oferece uma interface para configurar o seu dispositivo 'joystick', assim como ver as funções do seu 'joystick' e os mapeamentos para os botões ou eixos lógicos.

O módulo do 'joystick'

Dispositivo

Aqui poderá ver a localização lógica do dispositivo. Se tiver mais de um 'joystick', poderá também seleccionar qual deseja configurar.

Se não for detectado automaticamente nenhum 'joystick' no seu computador e souber que está um ligado, poderá indicar aqui o ficheiro do dispositivo correcto.

Posição

A localização desenhada dos eixos do X e do Y do 'joystick'. Active a opção Mostrar o seguimento para desenhar o caminho do 'joystick' de um ponto para outro.

Dica

Se o 'joystick' não conseguir chegar a todos os pontos deste gráfico, ou se não se conseguir centrar correctamente, terá de calibrar o seu dispositivo.

Botões

Um local para ver o estado pressionado ou não dos botões do seu 'joystick', assim como verificar se os botões estão mapeados correctamente. Quando for carregado o botão de um 'joystick', irá aparecer CARREGADO ao lado do número lógico (a forma como o computador o vê) do botão que foi carregado.

Eixos

Isto mostra os valores numéricos das posições dos eixos. O 0 significa centrado e os valores mínimo e máximo dependem do 'joystick' e de cada eixo em particular.

Calibrar

Se carregar em Calibrar, irá abrir uma janela para calibrar todos os eixos do seu 'joystick'.

Calibrar o seu 'joystick'

Cada eixo terá de ser movido para a posição mínima, depois para o centro e finalmente para a posição máxima. Existe um indicador no canto inferior esquerdo da janela que o ajudará a determinar qual a forma de aumentar e diminuir os valores.