Data & Hora

Mike McBride

Tradução: José Pires
revisão 4.12 (2013-12-05)

Data & Hora

Pode usar este módulo para alterar a data e hora do sistema através duma interface gráfica conveniente.

Nota

Como esta configuração não o afecta apenas a si como utilizador, mas a todo o sistema, tem de ter acesso de administrador do sistema (root) para alterar a data e hora do sistema. Se não tiver esse nível de acesso, este módulo só lhe irá mostrar a configuração actual.

Data e Hora

Se assinalar a opção Ajustar a data e hora automaticamente, poderá seleccionar um Servidor horário na lista, ficando todas as outras opções desta janela desactivadas.

Nota

As aplicações rdate ou ntpdate são usadas neste módulo para obter a data e hora de um servidor horário. Isto acontece quando inicia a sua sessão no KDE enquanto estiver ligado ou quando se ligar posteriormente à Internet e poder aceder aos servidores horários.

Ambas as aplicações são clientes simples de NTP que configuram o relógio de um sistema para corresponder à hora obtida a partir da comunicação com um ou mais servidores de NTP. Isto não é suficiente, contudo, para manter um relógio acertado a longo prazo. Isto é útil para acertar ocasionalmente a hora nas máquinas que não têm acesso à rede a tempo inteiro, como os portáteis.

Se não usar um servidor horário, poderá definir manualmente a data usando a metade inferior do módulo. Basta escolher o mês e o ano, no topo do calendário, e o dia do mês, carregando no dia correspondente no calendário.

Use os controlos no fundo do calendário para seleccionar a data actual, introduzir a data no campo de texto ou seleccionar a semana do ano a partir da lista.

Pode acertar a hora utilizando os selectores por baixo do relógio analógico. Pode também indicar directamente o valor.

Fuso-Horário

Para definir um novo fuso-horário, basta seleccionar a sua área na lista abaixo. Use o campo do filtro para procurar a Área ou Região desejada.