Capítulo 7. Programar o Lokalize

O Lokalize é extensível através de programas feitos em várias linguagens interpretadas, incluindo o Python e o JavaScript. Os programas são normalmente integrados na interface do Lokalize como itens do menu (para os quais poderá ter atribuído um atalho do teclado). A localização e o nome do item do menu para o programa é definida no seu ficheiro '.rc' associado. Em cada projecto aberto, o Lokalize analisa a pasta PROJECTDIR/lokalize-scripts à procura de ficheiros '.rc' e adiciona-os a um ficheiro de cache chamado PROJECTDIR/lokalize-scripts/scripts.rc (de modo a que não o adicione ao sistema de controlo de versões do projecto). Os ficheiros RC também contêm localizações de programas, os quais poderão ser relativos à pasta do ficheiro '.rc' ou a uma dada pasta de programas do sistema - ambos os casos serão tentados (de facto, eles deverão ser relativos, se quiser partilhar o ficheiro '.rc' com outras pessoas no seu projecto). Por exemplo, poderá indicar ../../scripts/lokalize/opensrc.py para carregar o programa da pasta global de programas do 'kde4-l10n' (isto é, não sendo específico para a sua língua).

Poderá encontrar alguns exemplos de ficheiros '.rc' na pasta de instalação do Lokalize (normalmente em /usr/share/lokalize/scripts/) e no repositório do KDE. Aqui poderá encontrar mais exemplos de programas, incluindo o programa check-gui.js, em JavaScript, que é executado automaticamente na gravação de cada ficheiro. Se estiver à vontade com o Python ou o JavaScript, o código deverá ser intuitivo o suficiente.

Por baixo, estão as referências à API. Tudo o que estiver marcado como Q_SCRIPTABLE poderá ser usado a partir dos programas.

  • Referência da API do objecto Editor

  • Referência da API do objecto Lokalize

  • Referência da API do objecto Project