Suporte de CDDB

O 'freedb' é uma base de dados distribuída na rede que está acessível na Internet e que contém informações sobre a maioria dos CDs de áudio em circulação. Se você tiver um acesso à Internet, você poderá nunca ter de introduzir manualmente a informação das faixas para os seus CDs se tiver isto configurado convenientemente. Veja a subsecção da página do 'freedb' para obter informações mais detalhadas sobre como configurar este serviço, e a secção do Editor de Bases de Dados de CDs para mais instruções sobre como editar os registos do CDDB.

A utilização do CDDB é livre. São encorajados os envios por parte dos utilizadores.

Ao preparar os registos para o CDDB, tenha em mente os seguintes pontos:

  • Use caracteres 'latin' padrão nos registos. Alguns caracteres especiais são suportados, mas os envios em Cirílico ou Grego, por exemplo, não poderão ser aceites.

  • Use só um carácter / no campo Artista do Disco / Título no Editor de Bases de Dados do CD.

    Para os CDs clássicos, é uma prática normal colocar o nome do compositor na secção do Artista (antes da barra) e o nome do cantor na secção Título (depois da barra).

  • Se enviar um registo que já exista na base de dados, todas as informações adicionais que enviar poderão ser adicionadas ao registo existente.

Por omissão, as categorias-padrão do CDDB são instaladas em $HOME/.cddb. Você poderá criar tantas subpastas de categorias quantas desejar. Contudo, ao enviar, só as categorias oficiais do CDDB serão apresentadas. O endereço de envio por omissão é o . Para mais informações sobre o freedb visite a página pessoal do freedb.

O registo de CDDB local para um dado CD é armazenado no ficheiro nome da categoria/ID do disco na Pasta de Base do CDDB. Estes ficheiros poderão ser editados com qualquer editor de texto.