O Editor da Base de Dados dos CDs

O Editor da Base de Dados dos CDs

O Editor de Bases de Dados de CDs permite-lhe modificar, obter, gravar, anotar e enviar registos de CDDB (Compact Disc Data Base - Base de Dados de CDs).

Se existir um registo na sua árvore de CDDB local (veja a secção de CDDB no capítulo de Configuração) do CD na sua unidade de CD-ROM, ou se o disco foi encontrado no 'freedb', você irá ver o nome do artista e o título do CD nos campos Artista: e Título e uma lista com os títulos na área de selecção das Faixas. Caso contrário, você irá ver uma lista com as faixas e tempos de execução, mas sem títulos.

Você poderá fazer uma anotação do disco inteiro com o botão Comentário por baixo do campo Título ou para uma faixa seleccionada na lista Faixas com o botão Comentário adjacente. Se você seleccionar uma faixa na lista Faixas, o título, se estiver presente, irá aparecer no campo Título em baixo. Você poderá escrever um título para a faixa nesse campo ou editar o registo de acordo com as suas necessidades. Carregue na tecla Return do seu teclado e o texto irá aparecer na linha adequada da lista.

Logo que todas as faixas tenham títulos e os campos Artista: e Título tenham sido preenchidos, você poderá carregar no botão Enviar para submeter os resultados por e-mail para o 'freedb'.

Ser-lhe-á pedido para seleccionar uma categoria para o envio. O ID do Disco mostra o ID de 32 bits usado pelo 'freedb' para identificar um disco compacto. Por cima do código identificador está a categoria do registo do freedb. Estas categorias correspondem à árvore de subpastas da pasta escolhida na Pasta Base do 'freedb': na página do freedb da janela de configuração.

O campo Duração: mostra o tempo total de reprodução do CD.

Carregue no botão Obter a Informação para obter os dados do CDDB. Carregue no botão OK para gravar localmente as suas alterações. O botão Cancelar fecha o Editor de Bases de Dados do CD sem gravar.