Na parte superior deste módulo de controlo, poderá ver várias páginas: Foco, Acções da Barra de Título, Acções das Janelas, Movimentação e Avançado. No painel Foco, poderá configurar como as janelas podem passar ou deixar de ficar em primeiro plano, isto é fiquem activas ou inactivas. Ao usar as páginas de Acções da Barra de Título e Acções da Janela, poderá configurar a forma como as barras de título e as janelas reagem ao rato. A Movimentação permite-lhe configurar a forma como as janelas se movem ou se colocam quando são iniciadas. As opções em Avançado cobrem algumas definições mais especializadas, que envolvem a mudança de ecrã das janelas e o “enrolamento das janelas”.
Nota
Lembre-se que esta configuração não fará efeito se não usar o KWin, o gestor de janelas nativo do KDE, como o seu gestor de janelas. Se usar um gestor de janelas diferente, veja na documentação do mesmo como configurar o comportamento das janelas.
O “foco” do ecrã refere-se à janela que se encontra em primeiro plano e onde o utilizador se encontra a trabalhar. A janela em foco ou primeiro plano é referida como sendo a “janela activa”.
O foco não significa necessariamente que a janela é a que se encontra à frente — esta normalmente diz-se “elevada” e, ainda que isto também seja aqui configurado, o foco e a elevação das janelas são configurados de forma independente.
Existem seis métodos que o KDE poderá usar para determinar o foco actual:
- Carregar para Obter o Foco
Uma janela fica activa quando carregar sobre ela. Este comportamento é comum a outros sistemas operativo e será provavelmente o que deseja.
- Carregar para Obter o Foco - Precedência do Rato
Isto é geralmente igual ao Carregar para Obter o Foco. Se uma tiver de escolher uma janela activa pelo sistema (isto é, porque a janela activa de momento foi fechada), a janela sob o rato é a candidata preferida. É uma variante pouco usual, mas possível da Carregar para Obter o Foco.
- O Foco Segue o Rato
A passagem do cursor do rato sobre uma janela normal activa-a. As novas janelas, como a mini-linha de comandos que é invocada com o Alt+F2, ficarão em primeiro plano, sem que tenha de colocar o rato em cima delas explicitamente. isto é, as janelas que aparecem aleatoriamente sob o rato não ficarão em primeiro plano. A prevenção de captura do foco toma lugar como de costume. Pense como o Carregar para Obter o Foco, mas sem ter de carregar de facto.
Nos outros gestores de janelas, isto normalmente é conhecido como “O foco segue o rato de forma lata”.
- O Foco Segue o Rato - Precedência do Rato
Isto é geralmente igual ao O Foco Segue o Rato. Se uma tiver de escolher uma janela activa pelo sistema (isto é, porque a janela activa de momento foi fechada), a janela sob o rato é a candidata preferida. Escolha esta opção se quiser o foco controlado à passagem do cursor.
- Foco Debaixo do Rato
A janela que estiver no momento por baixo do cursor do rato fica então activa. Se o rato não estiver sobre uma janela (por exemplo, se estiver no ecrã), a última janela que estava sob o cursor será a que estará em primeiro plano. As janelas novas, como a mini-linha de comandos que é invocada com o Alt+F2, não ficarão em primeiro plano; você terá de passar o rato por cima delas para escrever.
- Foco Estritamente Debaixo do Rato
É semelhante à opção O Foco Segue o Rato, só que a sua interpretação é ainda mais restrita. Só a janela que estiver sob o cursor do rato é que ficará activa. Se o cursor do rato não estiver sobre nenhuma janela, nada ficará em primeiro plano. As janelas novas, como a linha de comandos que é invocada com o Alt+F2, não irão ficar em primeiro plano, pelo que terá de passar o cursor por cima para escrever.
Nota
Lembre-se que a opção O Foco Segue o Rato e a Foco Restrito sobre o Rato impedem certas funcionalidades, como a janela de circulação pelas várias janelas com o Alt+Tab, de se comportarem correctamente.
Esta opção indica como é que o KWin irá tentar evitar que o foco seja roubado devido à activação inesperada de janelas novas.
- Nenhum
A prevenção é desactivada e as janelas novas ficam sempre activadas.
- Baixa
A prevenção é activada; quando alguma janela não tiver suporte para o mecanismo subjacente e o KWin não conseguir decidir de forma fidedigna se deve activar a janela ou não, esta será desactivada. Esta configuração poderá ter tanto resultados melhores ou piores que o nível médio, dependendo das aplicações.
- Média
A prevenção está activada.
- Alta
As janelas novas só ficam activadas se não estiver nenhuma activada de momento ou se pertencerem à aplicação activa de momento. Esta configuração não será provavelmente muito útil se não estiver a usar a política de foco com o rato.
- Extrema
Todas as janelas terão de ser activadas explicitamente pelo utilizador.
As janelas que são proibidas de roubar o foco ficam marcadas como a pedir atenção, o que significa por omissão que o seu item na barra de tarefas ficará realçado. Isto poderá ser alterado no módulo de controlo das Notificações.
Assim que tenha determinado a política de primeiro plano, existem as opções de elevação das janelas.
Com a política de carregar para obter o foco, a opção Carregar eleva a janela activa fica activa e a elevação à passagem fica indisponível.
Com uma política de passagem do rato para obter o foco, poderá em alternativa usar a elevação automática. Ao assinalar a opção Elevar com o seguinte atraso, o KDE poderá passar uma janela para a frente, desde que o cursor do rato fique sobre essa janela durante um determinado período de tempo. Poderá definir o atraso se usar a combinação da barra deslizante/campo incremental.
Dica
A definição de um atraso demasiado pequeno fará com que a mudança de janelas funcione de forma demasiado rápida, o que poderá levar à distracção. A maioria das pessoas ficará satisfeita com um atraso de 100-300 ms. Isto é reactivo o suficiente, mas permite-lhe deslizar pelos cantos de uma janela, a caminho do seu destino, sem passar essa janela para a frente.
Se não usar a opção para Auto-elevar, certifique-se que a opção O botão eleva a janela activa está assinalada. Não será satisfatório se tiver tanto as opções Auto-elevar e O botão eleva a janela activa desligadas, por ter o efeito adverso de nenhuma janela poder ficar elevada nesse caso.
Neste painel, poderá configurar o que acontece às janelas sempre que carregar com o rato nas suas barras de título.
Nesta lista, poderá optar por Enrolar, diversas variantes para Maximizar ou Baixar, Fechar e colocar Em Todos os Ecrãs.
Se seleccionar a opção Maximizar, fará com que o KDE maximize a janela, sempre que você fizer duplo-click sobre a barra de título. Poderá ainda optar por maximizar as janelas apenas na vertical ou na horizontal.
O Enrolar, por outro lado, fará com que a janela fique reduzida apenas à barra de título. Se voltar a fazer duplo-click sobre a barra de título, irá repor a janela no seu tamanho normal.
Estão disponíveis opções semelhantes para o evento da roda.
Dica
Poderá fazer com que as janelas se desenrolem automaticamente, quando passar o cursor do rato pela sua barra de título enrolada. Basta assinalar a opção Activar à passagem da página Avançado deste módulo. Esta é uma forma óptima de reclamar espaço no ecrã, caso esteja a cortar e colar entre várias janelas, por exemplo.
Esta secção permite-lhe determinar o que acontece quando carregar apenas uma vez na barra de título ou no contorno de uma janela. Lembre-se que poderá ter várias acções diferentes associadas ao mesmo botão, dependendo se a janela está activa ou não.
Para cada combinação de botões do rato, teclas modificadoras, estado Activo ou Inactivo, poderá seleccionar a opção mais apropriada para si. As acções são as seguintes:
- Elevar
Irá enviar a janela para o topo da área exposta. Todas as outras janelas que se sobrepunham a esta ficarão escondidas “por baixo” dela.
- Baixar
Irá mover esta janela para o fundo da área exposta. Isso irá tirar a janela do caminho.
- Alternar entre Elevar & Baixar
Esta opção irá elevar as janelas que não estão no topo e baixar as janelas que já estão no topo.
- Nada
Tal como diz, não faz nada.
- Menu de Operações
Irá abrir um pequeno sub-menu, no qual poderá escolher os comandos relacionados com as janelas (isto é Maximizar, Minimizar, Fechar, etc.).
Esta parte do módulo permite-lhe configurar o que acontece quando carregar numa janela inactiva com qualquer um dos três botões do rato, ou se usar a roda do mesmo.
As suas opções são as seguintes:
- Activar, Elevar & Passar o Evento
Isto faz com que a janela carregada fique activa, passando-a para o topo do ecrã e ainda passar o evento do botão do rato para a aplicação contida na janela.
- Activar & Passar o Evento
Isto faz com que a janela carregada fique activa e ainda passe o evento do botão do rato para a aplicação contida na janela.
- Activar
Isto simplesmente torna a janela carregada activa. O evento do botão do rato não será passado à aplicação na janela.
- Activar & Elevar
Isto faz com que a janela carregada fique activa e a passe para o topo do ecrã. O evento do botão do rato não irá passar para a aplicação contida na janela.
Esta secção inferior permite-lhe configurar as acções adicionais, quando uma tecla modificadora (como o Alt) é carregada em conjunto com um botão do rato numa janela.
Mais uma vez, poderá seleccionar acções diferentes para os botões Roda do rato.
, do e do rato, assim como para aAs suas opções são:
- Mover
Permite-lhe arrastar a janela seleccionada pelo ecrã.
- Baixar
Irá mover esta janela para o fundo da área exposta. Isso irá tirar a janela do caminho.
- Nada
Tal como diz, não faz nada.
- Elevar
Irá enviar a janela para o topo da área exposta. Todas as outras janelas que se sobrepunham a esta ficarão escondidas “por baixo” dela.
- Dimensionar
Permite-lhe alterar o tamanho da janela seleccionada.
- Alternar entre Elevar & Baixar
Esta opção irá elevar as janelas que não estão no topo e baixar as janelas que já estão no topo.
- Activar
Torna esta janela activa.
As opções aqui definem como as janelas aparecem no ecrã quando as move.
- Mostrar a geometria da janela ao mover ou redimensionar
Active esta opção se quiser que a geometria da janela seja mostrada enquanto é movida ou redimensionada. A posição da janela em relação ao canto superior esquerdo do ecrã é mostrada em conjunto com o seu tamanho.
O resto desta página permite-lhe configurar as Zonas de Atracção. Estas funcionam como um campo magnético nos extremos do ecrã e em cada janela, e que farão com que as janelas se colem entre si ao aproximarem-se.
- Zona de atracção do extremo:
Aqui pode definir a zona de atracção dos extremos do ecrã. Se mover uma janela dentro da distância configurada, fará com que esta se cole a esse extremo do ecrã.
- Zona de atracção da janela:
Aqui pode definir a zona de atracção dos extremos do ecrã. Como acontece nos contornos do ecrã, faz com que as janelas se 'colem' a um extremo quando movidas para perto dele.
- Zona de atracção do centro:
Aqui pode definir a zona de atracção dos extremos do ecrã, isto é a “potência” do campo magnético que fará com as janelas se colem ao centro do ecrã, caso sejam movidas para a proximidade do mesmo.
- Atrair as janelas só quando sobrepostas
Se a opção estiver assinalada, as janelas não se irão colar se só estiverem próximas umas das outras; terão de estar sobrepostas para tal, de acordo com o parâmetro de distância configurado.
No painel Avançado, poderá efectuar alguns ajustes mais avançados sobre o comportamento da janela.
Enrolar
- Activar à passagem
Se o esta opção estiver activa, uma janela enrolada desenrolar-se-á automaticamente quando o cursor do rato se mantiver sobre ela durante algum tempo.
Paginação da Janela
- Agrupar automaticamente as janelas semelhantes
Quando a opção estiver activa, tentará detectar automaticamente quando é que uma janela nova é aberta e está relacionada com outra existente, de modo a colocá-la sob o mesmo grupo de janelas.
- Mudar automaticamente para as janelas agrupadas automaticamente
Quando estiver activa, muda imediatamente para as páginas novas das janelas que foram adicionadas automaticamente ao grupo actual.
- Colocação
A política de posicionamento determina onde uma nova janela será colocada no ecrã. A Inteligente tentará atingir um mínimo de sobreposição de janelas, a Cascata irá colocar as janelas em cascata, a Aleatória irá usar uma posição aleatória e a Centrada irá centrar a janela; finalmente, a No Canto irá colocar a janela no canto superior esquerdo do ecrã.
Janela Especial
- Esconder as janelas utilitárias para as aplicações inactivas
Se estiver activo, as janelas utilitárias (janelas de ferramentas, menus separados...) das aplicações inactivas ficarão escondidas e só aparecerão quando a aplicação ficar activa. Lembre-se que as aplicações terão de marcas as janelas com o tipo adequado para esta funcionalidade resultar.