Rik Hemsley

Anne-Marie Mahfouf

Tradução: José Pires
revisão Plasma 5.6 (2016-04-14)

Decoração da Janela

Este módulo permite-lhe escolher um estilo para os botões e o contorno à volta das janelas.

Decorações das Janelas

Módulo de Configuração da Decoração das Janelas

Escolha um estilo de decoração da janela na lista de antevisões, usando o campo de pesquisa no topo do ecrã, ou transfira um novo estilo com o botão Obter Novas Decorações.

A decoração de janelas predefinida chama-se Brisa.

Cada estilo tem um visual diferente, mas o mesmo também se aplica ao comportamento. Alguns têm (às vezes invisíveis) contornos de redimensionamento a toda a volta, o que torna o redimensionamento mais simples mas a movimentação mais complicada. Alguns não têm contorno de alguns lados.

Será encorajado a experimentar os diferentes estilos, até encontrar um que se adeque melhor ao seu padrão de trabalho.

Na área de antevisão, à direita de cada estilo, irá encontrar um botão de configuração para abrir as janelas de configuração da decoração.

As opções nesta janela de configuração são aplicadas a todas as janelas. Algumas decorações de janelas (isto é Brisa ou Oxygen) oferecem uma página de Regras Especiais da Janela. Nesta página, poderá alterar o tamanho do contorno e a visibilidade da barra de título da janela para as janelas em particular.

As diferentes opções para as janelas em particular poderão ser encontradas no módulo do Configuração do Sistema Regras das Janelas.

Dica

Por razões de acessibilidade, algumas decorações de janelas suportam contornos extremamente grandes. Se isto estiver disponível, você também poderá escolher um tamanho de contorno aqui. Estes contornos são mais fáceis de ver para os utilizadores com visão reduzida e mais fáceis de pegar pelas pessoas com mobilidade limitada ou com dificuldades em usar um rato.

Decorações

Nesta janela, poderá alterar a decoração da janela. As opções disponíveis dependem do estilo seleccionado.

Opções da Decoração Brisa

Botões

Esta secção, situada debaixo da lista de estilos, permite-lhe personalizar a localização dos botões na barra de título. Poderá arrastar os botões para a barra de título, removê-los ou deslocá-los, até ter a ordem que mais lhe agrada.

Opções dos Botões

Active a opção Fechar as janelas com um duplo-click do botão do menu para ter uma alternativa adicional ao botão Fechar ou se tiver retirado o botão Fechar da barra de título.