Capítulo 2. Utilização

Utilização Geral

O caso de uso principal do Kronometer é obviamente a interacção com o cronómetro. Poderá iniciar/pausar/prosseguir o cronómetro se carregar nas acções adequadas da barra de ferramentas ou no menu do Kronometer.

Ainda mais simples, poderá usar o teclado em vez do rato: poderá iniciar o cronómetro com a tecla Espaço; poderá também pausar o relógio com o Espaço também. Poderá reconhecer este comportamento de vários leitores multimédia.

Ao carregar na tecla Enter, enquanto o cronómetro está em contagem, irá guardar esse tempo em particular e irá criar um novo tempo de volta. Estes tempos estão sempre visíveis na tabela à esquerda na aplicação, os quais poderão ser ordenados se carregar no cabeçalho da coluna Tempo da volta. Também poderá adicionar uma anotação de texto personalizada para cada volta, fazendo duplo-click sobre as células dentro da coluna Nota.

O menu (escondido por omissão) oferece o acesso a todos os comandos e opções de configuração. O menu poderá ser activado ou desactivado com a opção Mostrar o Menu (Ctrl+M) do menu Configuração ou com o botão do menu na barra de ferramentas.

Gravar e Repor as Sessões

Quando pausar um cronómetro em execução, irá criar uma sessão: um tempo do cronómetro e zero ou mais tempos por voltas. Poderá gravar uma sessão num ficheiro e repô-la mais tarde.

Gravar uma Sessão

Pause um cronómetro em execução e depois carregue no botão Gravar Como da barra de ferramentas ou no menu Ficheiro. Depois escolha um nome para o ficheiro da sessão a ser guardado.

Repor uma Sessão

Carregue no botão Abrir da barra de ferramentas ou no menu Ficheiro. Depois escolha uma sessão existente a carregar a partir da janela de sessões.

Actualizar uma Sessão

Quando a sessão for reposta, poderá retomar o cronómetro e poderá gravar novos tempos de voltas. Se quiser gravar a sessão actualizada, poderá simplesmente carregar no botão Gravar da barra de ferramentas ou no menu Ficheiro.

Editar uma Sessão

Carregue no botão Abrir da barra de ferramentas ou no menu Ficheiro. Se seleccionar uma sessão existente na janela de sessões, será capaz de:

  • Mudar o nome da sessão, fazendo duplo-click sobre o seu nome.

  • Apagar a sessão, carregando em Del.

  • Adicionar uma nota à sessão ou editá-la.