Capítulo 3. Configuração

Janela de Configuração

O Kronometer é personalizado em vários aspectos. Poderá abrir a janela de configuração se carregar na opção Configurar o Kronometer do menu Configuração. A janela de configuração está organizada nas seguintes categorias.

Configuração Geral

Na página de configuração geral, poderá encontrar as definições do cronómetro e para as voltas. Na página do cronómetro, poderá definir o seu formato de tempos preferido na apresentação do cronómetro. Poderá escolher se deseja mostrar as horas, minutos ou fracções de segundo (sendo que os segundos são sempre visíveis). O Kronometer suporta uma granularidade ao milisegundo, ainda que isto exija uma carga de CPU elevada, devido à taxa de actualização elevada da interface.

Dentro da página de voltas, poderá activar a funcionalidade de gravação das voltas. Se as mesmas estiverem activas, poderá escolher o formato das horas, se deve mostrar as suas notas e se deve mostrar as suas horas absolutas, que são as horas do cronómetro em que foram gravadas.

Configuração dos Tipos de Letra

Na página de configuração dos tipos de letra poderá personalizar o tipo de letra usado no cronómetro. Poderá escolher diversos tipos, estilos e tamanhos de letra para cada componente do cronómetro (horas, minutos, etc.). Por omissão, cada componente do cronómetro irá usar o mesmo tipo de letra, de acordo com o tipo de letra por omissão do sistema.

Configuração de Cores

Na página de configuração das cores poderá personalizar as cores predefinidas de visualização do cronómetro. Poderá mudar a cor do fundo e do texto. As cores predefinidas irão respeitar o tema seleccionado de momento no sistema.

Configurações Incorporadas do KDE

O Kronometer tira partido das ferramentas de configuração normais do KDE. Podê-las-á descobrir no menu Configuração, sob os itens Configurar os Atalhos e Configurar as Barras de Ferramentas. Estas permitem-lhe alterar as combinações de teclas das acções do Kronometer, assim como mudar a posição da barra de ferramentas e do seu conteúdo.