Capítulo 2. A interface do utilizador

A janela da aplicação é composta por janelas acopláveis. Existe sempre a janela central. Uma janela opcional é a janela da lista de reprodução. Finalmente, existe uma janela de informação, que aparece simplesmente quando existe alguma informação para ser apresentada.

Janela da lista de reprodução

A janela da lista de reprodução tem, na altura em que este documento foi escrito, cinco categorias, sendo os itens actuais, os Discos Ópticos, a Televisão, as Listas Persistentes e o Mais Recente. Quando carregar no texto de uma categoria, o mesmo irá mostrar os conteúdos por baixo desta linha. Obviamente, terão de existir conteúdos; p.ex., veja a configuração da TV para adicionar conteúdos à categoria Television (Televisão). A categoria Mais Recente preencher-se-á à medida que vão sendo tocados ficheiros multimédia locais ou URL's remotos. Esta categoria poderá conter 60 itens, dos quais os últimos 50 se encontram no ramo Mais ...

Categoria das Listas Persistentes

É possível gravar as suas referências favoritas no menu Favorito, mas estes são itens únicos. Se quiser criar uma lista de itens que sejam reproduzidos uns atrás dos outros, então deverá usar a categoria de Listas Persistentes.

A forma mais simples de adicionar um item nesta lista é arrastá-la da categoria Mais Recente e largá-la nas Listas Persistentes. Como poderá ver, ao largar os itens, irá aparecer um menu onde poderá escolher entre adicionar a esta lista ou criar um grupo novo. Os itens do nível de topo comportam-se como um item de favorito, mas os itens nos grupos irão tocar o grupo inteiro onde residem. Os itens desta categoria poderão ser movidos, copiados, adicionados a um novo grupo ou removidos facilmente, bastando para tal arrastar este item para outro local nesta categoria. Para além disso, existem os itens Apagar o item, Subir e Descer no menu de contexto (ao carregar com o botão direito do rato num item).

Como é óbvio, poderá adicionar grupos aos grupos, para obter uma hierarquia mais profunda. Quando carregar num item, o seu grupo e todos os grupos-filhos serão copiados para a categoria actual e a reprodução começa na posição do item seleccionado.

Formato de armazenamento

Os dados são gravados em ~/.kde/share/apps/kmplayer/playlist.xml e o seu formato é semelhante ao exemplo seguinte. Veja aqui como manipular estes dados directamente.

<playlist>
    <group title="feeds">
        <item url="http://www.lugradio.org/episodes.rss"/>
        <item url="http://science.nasa.gov/podcast.xml"/>
        <item url="http://www.theworld.org/rss/tech.xml"/>
    </group>
    <group title="iradio">
        <group title="sunny">
            <item mplayeropts="-cache 256" url="http://www.swissgroove.ch/listen.m3u"/>
            <item url="http://www.boombasticradio.com/shoutcast/64.pls"/>
        </group>
        <group title="rainy">
            <item url="http://www.radioparadise.com/musiclinks/rp_64.m3u"/>
            <item url="http://www.woxy.com/stream/wma64.asx"/>
            <item url="http://radionigel.com/winmedia.asx"/>
            <item url="rtsp://livestreams.omroep.nl/live/vpro/vpro3voor12radioalt.rm"/>
        </group>
    </group>
</playlist>

Repare também que as opções personalizadas do MPlayer podem ser definidas com o argumento mplayeropts. O KMPlayer procura por esta opção para cima na árvore, para que a possa definir para um grupo inteiro e substituí-la por um grupo ou item-filho.