Gerir Atalhos e Grupos

Adicionar Grupos

O módulo permite-lhe ordenar os atalhos relacionados em grupos. Por exemplo, se tiver alguns atalhos relacionados com o seu leitor de música, poderia criar um grupo para eles chamado Leitor de Música.

Para adicionar um novo grupo, carregue no botão Editar por baixo da área esquerda e seleccione a opção Novo Grupo.

Adicionar Atalhos

Para adicionar um novo atalho, carregue no botão Editar por baixo da área esquerda e seleccione a opção Novo.

O primeiro menu que aparece permite-lhe seleccionar o tipo de evento activado. Estão disponíveis as seguintes opções:

Atalho Global

Estes são atalhos predefinidos que serão reconhecidos em qualquer lado, desde que esteja a correr uma Área de Trabalho Plasma™ do KDE.

Acção da Janela

As Acções das Janelas são eventos que ocorrem quando algo acontece a uma janela em particular, como o momento em que aparece, ganha foco ou é fechada.

Acção de Gesto do Rato

Uma acção de gesto do rato é despoletada quando um movimento em particular do rato (ou ecrã táctil) é efectuado.

Assim que tiver seleccionado o tipo de evento, irá aparecer outro submenu que lhe permite seleccionar um tipo de acção. Estão disponíveis os seguintes tipos:

Comando/URL

Esta acção irá invocar um comando ou abrir um URL quando o atalho for despoletado.

Comando de D-Bus

A acção irá invocar um método de D-Bus numa aplicação em execução ou num serviço do sistema. Para mais informações sobre o D-Bus, veja a Introdução ao D-Bus na Base Técnica do KDE.

Enviar Dados pelo Teclado

Esta acção irá enviar dados introduzidos pelo teclado à aplicação em execução de momento, como se os tivesse escrito você mesmo.

Assim que tiver seleccionado o tipo de acção, poderá então editar o atalho a seu gosto. Veja mais informações em “Modificar os Atalhos”.

Apagar Atalhos e Grupos

Para apagar um atalho ou grupo seleccione-o e depois carregue no botão Editar por baixo da área esquerda, seleccionando depois a opção Apagar.

Exportar Grupos

Poderá exportar um grupo, para que possa gravar os atalhos nele contidos e usá-los noutro computador ou manter uma cópia de segurança.

Para exportar um grupo, seleccione o grupo a exportar, depois carregue no botão Editar por baixo da área da esquerda e seleccione a opção Exportar o Grupo..., que abre uma nova janela que lhe permite definir algumas opções sobre o grupo exportado. Estão disponíveis as seguintes opções:

Acções da Exportação

Isto permite-lhe seleccionar o estado em que estarão os atalhos quando forem importados mais tarde. Seleccione o Estado Actual para manter o seu estado actual, Activo para garantir que estão todos activos ou Inactivo para garantir que estão todos desactivados.

ID

Aqui poderá introduzir texto para identificar o grupo Se o grupo for incluído por omissão, este texto poderá ser preenchido por omissão.

Permitir a Junção

Isto define o que acontece se o grupo já existir no sistema em que é importado o grupo exportado. Quando estiver activo, todas as acções novas serão adicionadas ao grupo no sistema de destino, enquanto as acções que tiverem o mesmo nome, mas uma configuração diferente, serão actualizadas com a configuração do ficheiro importado. Se estiver desactivado, o módulo recusar-se-á a importar o ficheiro.

Nome do Ficheiro

Aqui poderá indicar o nome do ficheiro para onde deseja exportar o atalho. Também poderá seleccionar o botão à direita do campo de texto para abrir a janela Ficheiro e seleccionar um ficheiro aí.

Dica

Os ficheiros exportados usam a extensão .khotkeys por omissão.

A janela para Exportar um Grupo.

Exportar um grupo de atalhos.

Importar Grupos

Para importar um grupo, carregue no botão Editar por baixo da área esquerda e seleccione a opção Importar.... Uma janela de selecção de ficheiros abrir-se-á, permitindo-lhe localizar um ficheiro previamente criado com a função Exportar.