Associações de Ficheiros

Mike McBride

Tradução: José Pires
revisão Plasma 5.8 (2016-11-11)

Associações de Ficheiros

Introdução

Um dos aspectos mais convenientes do KDE é a sua capacidade de fazer corresponder automaticamente um ficheiro de dados com a sua aplicação. Por exemplo, quando você carrega no seu documento favorito do Calligra Words no gestor de ficheiros, o KDE inicia automaticamente o Calligra Words e abre esse ficheiro dentro do Calligra Words, para que possa começar a trabalhar nele.

No exemplo acima, o ficheiro de dados do Calligra Words está associado ao Calligra Words (a aplicação). Estas associações de ficheiros são cruciais para o funcionamento do KDE.

Quando o KDE é instalado, cria automaticamente centenas de associações de ficheiros à maioria dos tipos de ficheiros mais comuns. Essas associações iniciais baseiam-se no 'software' incluído geralmente e nas preferências mais usuais dos utilizadores.

Infelizmente, o KDE não consegue:

  • prever todas as combinações possíveis de 'software' e ficheiros de dados

  • preparar-se para os formatos de ficheiros ainda por inventar

  • ou adivinhar a aplicação favorita de cada um para certos formatos de ficheiros

Poderá alterar as suas associações de ficheiros actuais ou adicionar novas associações de ficheiros com este módulo.

Cada associação de ficheiros é guardada como um tipo MIME. O MIME significa Multipurpose Internet Mail Extensions. Permite a um computador determinar o tipo de um ficheiro sem o abrir ou analisar o formato da todos os ficheiros.

Como usar este módulo

Poderá iniciar este módulo se abrir o Configuração do Sistema e seleccionar as AplicaçõesAssociações de Ficheiros na categoria Personalização. Em alternativa, poderá iniciá-la com o comando kcmshell5 filetypes no terminal ou no KRunner.

As associações de ficheiros estão organizadas em diversas categorias, e no mínimo terá:

  1. Aplicação

  2. Áudio

  3. Imagem

  4. I-Nodes

  5. Mensagem

  6. 'Multipart'

  7. Texto

  8. Vídeo

Todas as associações de ficheiros estão ordenadas numa destas categorias.

Nota

Não existem diferenças funcionais entre cada uma das categorias. Estas são desenhadas de modo a organizar as suas associações de ficheiros, mas não alteram as associações de maneira nenhuma.

As categorias estão enumeradas na lista chamada Tipos Conhecidos.

O utilizador poderá explorar cada uma destas categorias e ver as associações que cada uma contém, carregando no nome da categoria. Ser-lhe-á apresentada uma lista dos tipos MIME associados a essa categoria.

Dica

Poderá também procurar um tipo MIME em particular, usando o campo de pesquisa. Este é chamado de Procurar o tipo ou padrão do ficheiro e está localizado acima da lista de categorias.

Basta escrever a primeira letra do tipo MIME no qual está interessado. As categorias são automaticamente expandidas e só os tipos MIME que contêm essa letra são mostrados.

Poderá então escrever um segundo carácter, para que os tipos MIME vão sendo restringidos para aqueles que contêm esses dois caracteres.

Adicionar um novo tipo MIME

Se quiser adicionar um novo tipo MIME às suas associações de ficheiros, poderá carregar no botão Adicionar.... Aparecerá então uma pequena janela. Seleccione então a categoria na lista correspondente e escreva o nome MIME no campo Nome do tipo. Carregue em OK para adicionar o novo tipo MIME ou carregue em Cancelar para não adicionar nenhuns tipos MIME novos.

Remover um tipo MIME

Se quiser remover um tipo MIME, basta seleccionar o tipo que deseja apagar, carregando uma vez com o rato no nome do tipo correspondente. Depois carregue em Remover, para que o tipo MIME seja apagado imediatamente.

Só poderá remover os seus próprios tipos MIME.

Editar as propriedades de um tipo MIME

Antes de poder editar as propriedades de um tipo MIME, deverá primeiro indicar qual. Basta escolher, dentro das categorias, o tipo em questão e carregar nele uma vez com o rato.

Logo que tenha seleccionado o tipo MIME, os valores actuais deste aparecerão na janela do módulo.

Irá reparar que os valores actuais estão divididos em duas secções: Geral e Incorporar

Geral

Existem 4 propriedades para cada tipo MIME nesta secção:

  1. O Ícone do Tipo MIME é o ícone que ficará visível quando você usar o Dolphin ou o Konqueror como gestor de ficheiros.

  2. Os Padrões de Ficheiros são um conjunto de padrões de pesquisa que o KDE irá usar para determinar o tipo MIME.

  3. A Descrição é um pequeno resumo do tipo do ficheiro. É só para o auxiliar.

  4. A Ordem de Preferência da Aplicação determina quais as aplicações associadas com o tipo MIME especificado.

Secção Incorporar

A secção Incorporar permite-lhe determinar se um ficheiro será visto dentro de uma janela do gestor de ficheiros ou iniciando a aplicação.

Mudar o Ícone

Para mudar o ícone, basta carregar no botão do Ícone. Irá aparecer uma janela, que lhe mostrará todos os ícones disponíveis. Só precisa de carregar com o rato num ícone à sua escolha e de carregar no botão OK.

Editar os padrões do tipo MIME

A opção Padrões determina quais os ficheiros incluídos neste tipo MIME.

Normalmente, os ficheiros são seleccionados com base no seu sufixo. (Exemplos: os ficheiros que acabam em .wav são ficheiros de som no formato WAV, assim como os ficheiros que acabam em .c são ficheiros de código em C).

Deverá indicar a sua máscara de ficheiros nesta lista.

O asterisco (*) é um carácter especial que será usado em praticamente todas as máscaras de tipos MIME. A descrição completa dos caracteres especiais está fora do âmbito deste manual, mas é importante perceber que o asterisco (neste contexto) corresponde a um número qualquer de caracteres. Por exemplo: *.pdf irá corresponder com Dados.pdf, Imagens.pdf e Utilizador.pdf, mas não com PDF, Dados.PDF ou .pdf.

Dica

É bastante benéfico ter várias máscaras. Uma para a versão em minúsculas, outra para maiúsculas, etc.. Isto irá garantir que o KDE consegue determinar o tipo de ficheiros com maior precisão.

Editar a descrição de um tipo MIME.

Poderá escrever uma breve descrição do tipo MIME no campo de texto Descrição. Este campo é para o ajudar, mas não afecta o funcionamento do tipo MIME.

Editar as associações de aplicações

Existem cinco botões (Subir, Descer, Adicionar, Editar e Remover) e uma lista (com as aplicações) que são usados para configurar as aplicações.

A lista contém todas as aplicações associadas com um dado tipo MIME. A lista está numa ordem específica. A aplicação de topo é a primeira aplicação que se tenta usar. A aplicação logo a seguir é a segunda, etc.

Nota

O que quer dizer com existir mais do que uma aplicação por tipo MIME? Porque é que é necessário?

Começou por ser dito que o KDE vem pré-configurado com centenas de associações de ficheiros. A verdade é que cada sistema onde o KDE é instalado tem uma selecção diferente de aplicações. Ao permitir várias associações por cada tipo MIME, possibilita ao KDE continuar a funcionar mesmo quando não está instalada uma dada aplicação no sistema.

Por exemplo:

Para o tipo MIME pdf, existem duas aplicações associadas com este tipo de ficheiro. O primeiro programa chama-se Okular. Se o seu sistema não tiver o Okular instalado, então o KDE começa imediatamente a segunda aplicação, o Krita. Como pode ver, isto ajuda a manter o KDE a correr normalmente, enquanto você adiciona e remove aplicações.

Foi dito também que a ordem é importante. Poderá alterar a ordem das aplicações, se carregar uma vez na aplicação que deseja mover e carregar quer no botão Subir quer no Descer. Isto deslocará a aplicação seleccionada para cima ou para baixo na lista de aplicações.

Poderá adicionar novas aplicações à lista, se carregar no botão Adicionar. Irá aparecer uma janela, na qual poderá seleccionar a aplicação que deseja para este tipo MIME. Carregue em OK quando estiver tudo bem, para que a aplicação seja adicionada à lista actual.

Para alterar as opções de uma aplicação para um dado tipo MIME, seleccione-o na lista e depois carregue no botão Editar.... Isto irá abrir uma nova janela com as páginas Geral, Permissões e Aplicações. Na página Aplicações, poderá editar o Nome, Descrição e o Comentário. No campo Comando, poderá ter vários itens de substituição a seguir ao comando, os quais serão substituídos pelos valores actuais quando o programa em si for executado:

  • %f - um único nome de ficheiro

  • %F - uma lista de ficheiros; use nas aplicações que podem abrir vários ficheiros locais de uma vez

  • %u - um único URL

  • %U - uma lista de URL's

  • %d - a pasta do ficheiro a abrir

  • %D - uma lista de pastas

  • %i - o ícone

  • %m - o mini-ícone

  • %c - o título

Poderá remover uma aplicação (garantindo assim que a aplicação nunca será executada para este tipo MIME), se seleccionar o nome da aplicação e carregar em seguida no botão Remover.

Dica

É uma melhor ideia usar os botões Subir e Descer para ajustar uma aplicação indesejável para uma posição inferior na lista do que simplesmente retirá-la da lista. A partir do momento em que a apagar da lista, se a sua aplicação preferida deixar de funcionar, não existirá uma aplicação para ver o documento.

Incorporar

Estas opções só são válidas para o Konqueror quando for usado como gestor de ficheiros; o Dolphin não é capaz de usar vistas incorporadas e abre um ficheiro sempre na aplicação associada a ele.

Ao carregar na página Incorporar, ser-lhe-ão apresentadas três opções exclusivas no grupo de Acção do botão esquerdo. Isto determina como o gestor de ficheiros verá o tipo MIME seleccionado:

Mostrar o ficheiro num visualizador incorporado

Se esta opção estiver seleccionada, o ficheiro será mostrado dentro da janela do gestor de ficheiros.

Mostrar o ficheiro num visualizador separado

Esta opção criará uma janela separada ao mostrar este tipo MIME.

Usar a configuração para o grupo 'application'

Isto fará com que o tipo MIME utilize a configuração do grupo a que pertence. (se você estiver a editar um tipo MIME de áudio, então será usada a configuração do grupo 'audio').

Perguntar se deseja gravar para o disco em alternativa

Esta opção só se aplica ao Konqueror no modo de navegador e determina se o ficheiro é apresentado num visualizador incorporado ou se lhe é pedido para gravar o ficheiro no disco em alternativa.

Por baixo, existe uma lista chamada Ordem de Preferência de Serviços.

Quando usar um gestor de ficheiros, como o Konqueror ou o Dolphin, poderá carregar com o botão direito para fazer aparecer um menu com um item chamado Abrir com.... Este item lista as aplicações que aparecerão, na ordem indicada, neste menu.

Poderá usar os botões Subir e Descer para alterar a ordem.

Tornar as alterações permanentes

Quando acabar de fazer todas as alterações aos tipos MIME, poderá carregar em Aplicar para tornar as suas alterações permanentes, mas mantendo-se à mesma neste módulo.