Capítulo 2. Preliminares: O que são plugins no RKWard? Como eles funcionam?

Claro que a primeira pergunta que você pode ter é: quais partes da funcionalidade do RKWard são implementadas usando plugins? Ou: o que os plugins podem fazer?

Uma maneira de responder a isso é: desmarque todos os arquivos .pluginmap em ConfiguraçõesConfigurar RKWardPlugins e veja o que está faltando. Uma resposta um pouco mais útil: a maioria das funções estatísticas reais acessíveis pela GUI são implementadas usando plugins. Além disso, você pode criar GUIs bastante flexíveis para todos os tipos de operações usando plugins.

O paradigma básico por trás dos plugins do RKWard é aquele que explicaremos neste documento: um arquivo XML descreve a aparência da GUI. Um arquivo JavaScript adicional é usado para gerar a sintaxe R a partir das configurações da GUI. Ou seja, os plugins não precisam realizar cálculos estatísticos. Em vez disso, eles geram a sintaxe R necessária para executar esses cálculos. A sintaxe R é então enviada ao backend R para avaliação e, normalmente, um resultado é exibido na janela de saída.

Continue a leitura nos próximos capítulos para ver como isso é feito.