Se você deseja escrever uma página de ajuda para o seu plugin, a maneira mais direta de fazer isso é adicionar as instruções específicas diretamente às definições dos elementos XML aos quais elas pertencem:
variables <- rk.XML.varselector(
id.name="vars",
help="Selecione o objeto de dados que gostaria de analisar.",
component="Data"
)
O texto fornecido ao parâmetro help pode então ser obtido por rk.rkh.scan() e escrito na página de ajuda deste componente de plugin. Para que isso funcione tecnicamente, no entanto, rk.rkh.scan() deve saber quais objetos R pertencem a um componente de plugin. É por isso que você também deve fornecer o parâmetro component e garantir que ele seja idêntico para todos os objetos pertencentes ao mesmo componente.
Como você geralmente combinará muitos objetos em um único diálogo e também poderá querer reutilizar objetos como o <varslot> em vários componentes de seus plugins, é possível definir globalmente um componente com a função rk.set.comp(). Se definida, presume-se que todos os objetos subsequentes usados em seu script pertencem a esse componente específico, até que rk.set.comp() seja chamada novamente com um nome de componente diferente. Você pode então omitir o parâmetro component:
rk.set.comp("Data")
variables <- rk.XML.varselector(
id.name="vars",
help="Selecione o objeto de dados que gostaria de analisar."
)
Para adicionar seções globais como <summary> ou <usage> à página de ajuda, você usa funções como rk.rkh.summary() ou rk.rkh.usage() conforme necessário. Os resultados dessas funções são então usados para definir os elementos da lista, como summary ou usage, no rkh parâmetro de rk.plugin.component()/rk.plugin.skeleton().