Separadamente das opções apresentadas na caixa de diálogo de configuração, algumas opções só podem ser definidas diretamente no arquivo de configuração do KMail ou através do KIOSK (por exemplo, introduzido pelo Konsole). Estas opções “ocultas” não podem ser alteradas com o diálogo de configurações normal do KMail. Elas devem ser feitas modificando o arquivo de configuração com um editor de texto ou com o programa kwriteconfig. O arquivo de configuração é para ser escrito no formato de [Nome da Seção] e as linhas seguintes são as variáveis e seus respectivos valores. Se estiver editando o arquivo de configuração manualmente, você deverá adicionar o [Nome da Seção] antes de adicionar as variáveis. O kwriteconfig irá adicionar a seção por você, desde que use a opção --group.
O arquivo de configuração do KMail é chamado kmail2rc e pode ser encontrado na sua pasta pessoal. A localização pode variar de acordo com o seu sistema operacional ou distribuição, mas pode sempre ser encontrada com a execução do comando kde4-config --path config --locate kmail2rc. Para o restante desta seção, assuma que o arquivo de configuração está localizado em /caminho/para/kmail2rc.
Atenção
Sempre que alterar estas opções, certifique-se de que saiu do KMail primeiro, antes de alterar o arquivo de configuração. Somente reinicie o KMail após ter efetuado e salvo as suas alterações no arquivo de configuração.
- SendMDNsWithEmptySender
Envia as Notificações de Entrega de Mensagens (MDN) com um texto de remetente vazio. Alguns servidores poderão estar configurados para rejeitar essas mensagens. Caso tenha problemas no envio de MDNs, certifique-se de que esta opção esteja configurada como 'false'. Para ativar esta funcionalidade, adicione à seção “[MDN]”:
Arquivo de configuração:
SendMDNsWithEmptySender=true
kwriteconfig
%kwriteconfig--file/caminho/para/kmail2rc--group MDN --key SendMDNsWithEmptySender true
Nota
O valor padrão “false”, de uma forma concreta, viola as normas da Internet, mas está definida desta forma por razões práticas, para evitar que os servidores rejeitem MDNs que o KMail gera por pensarem que são SPAM.
- CloseDespiteSystemTray
Esta opção permite-lhe configurar o aplicativo para fechar completamente, mesmo se existir um ícone configurado na área de notificação, que normalmente manteria o aplicativo em execução. Para habilitar o recurso, adicione na seção “[General]”:
Arquivo de configuração:
CloseDespiteSystemTray=true
kwriteconfig
%kwriteconfig--file/caminho/para/kmail2rc--group General --key CloseDespiteSystemTray true
- disregardUmask
Nas versões anteriores à 1.9, o KMail gravava todos os anexos no disco com permissões definidas como 600 —, somente legíveis ou alteráveis pelo proprietário do arquivo. Em resposta ao retorno dos usuários, estas permissões tornaram-se configuráveis a partir da versão 1.9 do KMail, com as opções padrão alteradas de forma a respeitar a máscara definida para a conta do usuário, ao salvar os arquivos no disco. Para habilitar este recurso, adicione na seção “[General]”:
Arquivo de configuração:
disregardUmask=true
kwriteconfig
%kwriteconfig--file/caminho/para/kmail2rc--group General --key disregardUmask true
- CheckOutOfOfficeOnStartup
Com esta opção ativa, o KMail sempre verificará na inicialização se existe uma mensagem de “ausência do escritório” configurada e mostrar um aviso se este for o caso. Para desabilitar o recurso, adicione na seção “[OutOfOffice]”:
Arquivo de configuração:
CheckOutOfOfficeOnStartup=false
kwriteconfig
%kwriteconfig--file/caminho/para/kmail2rc--group OutOfOffice --key CheckOutOfOfficeOnStartup false
- AllowOutOfOfficeSettings
No caso de não desejar que os usuários possam enviar o seu próprio script de ausência do escritório para o servidor, você pode adicionar na seção “[OutOfOffice]”:
Arquivo de configuração:
AllowOutOfOfficeSettings=false
kwriteconfig
%kwriteconfig--file/caminho/para/kmail2rc--group OutOfOffice --key AllowOutOfOfficeSettings false
- AllowOutOfOfficeUploadButNoSettings
Se deseja permitir que os usuários enviem o seu próprio script de ausência do escritório, mas não permitir que alterem o domínio onde reagir e a configuração de reação ao spam, você pode adicionar na seção “[OutOfOffice]”:
Arquivo de configuração:
AllowOutOfOfficeUploadButNoSettings=true
kwriteconfig
%kwriteconfig--file/caminho/para/kmail2rc--group OutOfOffice --key AllowOutOfOfficeUploadButNoSettings false
- OutOfOfficeDomain
Ao editar os scripts de férias (ausência do escritório), o usuário pode especificar um domínio para limitar o envio exclusivo destas respostas. A aplicação dos padrões na janela de configuração de ausência do escritório usando o botão correspondente, irá restaurar este domínio caso o usuário o tenha alterado. Para pré-carregar esta opção com um valor padrão, adicione à seção “[OutOfOffice]”:
Arquivo de configuração:
OutOfOfficeDomain=myMailDomain.test
kwriteconfig
%kwriteconfig--file/caminho/para/kmail2rc--group OutOfOffice --key OutOfOfficeDomain myMailDomain.test
- OutOfOfficeReactToSpam
Por padrão, as respostas de ausência do escritório não são enviadas para mensagens marcadas como SPAM. Para substituir este comportamento, adicione na seção [OutOfOffice]:
Arquivo de configuração:
OutOfOfficeReactToSpam=true
kwriteconfig
%kwriteconfig--file/caminho/para/kmail2rc--group OutOfOffice --key OutOfOfficeReactToSpam true
- ShowUserAgent
A partir da versão 1.9, o KMail pode mostrar o valor do 'User-Agent' ou do 'X-Mailer' no cabeçalho da mensagem, sempre que usar os Cabeçalhos bonitos (veja o menu → ). Para habilitar este recurso, adicione na seção “[Reader]”:
Arquivo de configuração:
ShowUserAgent=true
kwriteconfig
%kwriteconfig--file/caminho/para/kmail2rc--group Reader --key ShowUserAgent true