Dicas gerais

Este é o conjunto de dicas contido na lista "Dica do Dia" para o Tellico.

Dica

Se um livro possui vários autores, você deve separar os nomes deles com um ponto e vírgula. O Tellico saberá separá-los e utilizar de forma independente. Qualquer outro campo que permita múltiplos valores deverá ter a mesma estrutura, com um ponto e vírgula (;) separando cada valor.

Dica

Você pode alterar quais os campos mostrar na lista, clicando para isso com o botão direito sobre o cabeçalho das colunas.

Dica

Você pode adicionar, editar, ou modificar os campos da coleção, usando a Janela de Campos da Coleção. Os botões com uma seta sob a lista dos campos permitem modificar a posição do campo na lista, o que irá afetar a sua posição no editor do item.

Dica

Se você quiser filtrar a partir de um campo do tipo Marcador, deverá ser definido um valor "verdadeiro". Se quiser, por exemplo, mostrar só os livros de ficção científica que ainda não leu, assinale a opção Corresponder a todas as seguintes, ajuste a primeira como se segue: "Gênero" "contém" "Ficção científica" (sem aspas) e a segunda regra assim: "Lido" "Não contém" "Verdadeiro" (sem aspas).

Dica

Se um caractere não alfabético for utilizado na filtragem rápida, o texto é interpretado como uma expressão regular. Para mostrar somente os livros de Weber ou Bujold por exemplo, escreva "weber|bujold" (sem aspas) no campo do filtro.

Dica

Você pode editar mais de um item de cada vez, mantendo pressionada a tecla Shift ou Ctrl e selecionando vários itens.

Dica

Você pode converter uma coleção de livros já existente numa bibliografia, que pode em seguida, ser exportada em formato BibTeX ou BibTeXML.

Dica

Se mais de um campo for formatado como nome, então será adicionado um grupo suplementar chamado "Pessoas" à coleção, autorizando que os autores e editores sejam classificados ou impressos juntos, por exemplo.

Dica

Você pode modificar a aparência da impressão alterando o arquivo tellico-printing.xsl. O arquivo produz HTML, e os estilos CSS determinam os tipos de fonte, as margens, etc.

Dica

Um duplo-clique sobre um item permite abrir o Editor de Itens.

Dica

Você pode adicionar marcas HTML a um campo de tipo Parágrafo para a sua formatação, como por exemplo <b>bold</b> ou <i>italic</i>.

Dica

Na Exibição em coluna, pode pressionar uma letra para ir diretamente para o item seguinte que começar por essa letra.

Dica

Você pode usar valores derivados para combinar campos múltiplos separados num só campo. Basta selecionar o tipo Dependente e usar uma descrição similar a "Valor: %{fielda}%{fieldb}", onde o %{...} é substituído pelo valor do campo apropriado. Isto é útil para colecionar campos múltiplos num simples campo; por exemplo: para melhorar o agrupamento e para combinar campos de diferentes tipos, respeitando a devida ordem ao mesmo tempo. Considere por exemplo um campo numérico seguido de um subcampo de texto com elementos 3b, 14a.