Capítulo 2. Usar o RSIBreak

A ideia do RSIBreak é interrompê-lo no seu trabalho. A intenção é que o faça de forma amigável. Poderão ocorrer momentos, todavia, em que ele apareça quando você está muito ocupado. As opções de configuração do RSIBreak são um esforço para lhe permitir personalizar as interrupções. Desta forma, esperamos que você seja capaz de melhorar a sua eficácia no trabalho, reduzindo por outro lado as suas chances de lesão.

Depois de iniciar, você poderá ver um ícone na sua área de notificação, bem como uma mensagem de boas-vindas. Embora a maioria das aplicações rodem sem problemas com a configuração predefinida, aconselha-se que vá à configuração e descubra o que está disponível. Clique com o botão direito no ícone da área de notificação e escolha a opção Configurar. Veja os próximos capítulos para mais algumas informações de configuração.

Clique com o botão esquerdo do mouse para ver as estatísticas

Quando clicar com o botão esquerdo no ícone, irá então ver as suas estatísticas. Quando tiver configurado o RSIBreak para parar em intervalos fixos, o seu tempo de inatividade não será medido. Nesse caso, algumas das opções nas estatísticas não serão muito informativas.

O bloco superior esquerdo mostra algumas estatísticas gerais: alguns totais e outras estatísticas de inatividade. O bloco inferior esquerdo mostra alguns dados sobre o seu ritmo de trabalho. Você irá ver a quantidade total de atividade, desde que está trabalhando no computador (nesta sessão), bem como a quantidade de atividade, durante outros intervalos. A Pontuação de Pausas diminui, sempre que você ignora uma pausa. Os blocos à direita informam-no sobre as pausas pequenas e grandes que já passaram. As legendas na janela poderão estar em preto, vermelho ou verde. No último caso, quando uma estatística aparecer em vermelho, recomenda-se que descanse um pouco, para que as estatísticas voltem de novo para verde.

Quando clicar com o botão direito no ícone da área de notificação, irá ver uma opção para Suspender o RSIBreak. Quando não quiser ser interrompido como, por exemplo, durante um jogo ou uma apresentação, poderá usar esta opção para silenciar o RSIBreak. Você poderá prosseguir com o RSIBreak quando clicar com o botão direito no ícone e escolher a opção Prosseguir.

O ícone da área de notificação, quando o RSIBreak está suspenso

A última possibilidade de influenciar o RSIBreak é através do D-Bus. Existem comandos de D-Bus disponíveis para forçar as pausas, bem como para suspender e prosseguir com o RSIBreak. Você poderá usá-los para interromper o RSIBreak automaticamente, quando iniciar um jogo ou outra coisa qualquer. Execute qdbus org.kde.rsibreak /rsibreak para ver as possibilidades.